O Que Foram As Leis Intoleráveis?

Reza September 27, 2022
PPT Independência dos EUA PowerPoint Presentation, free download ID

As Leis Intoleráveis, também conhecidas como as Leis Coercitivas, foram um conjunto de medidas impostas pelo Parlamento Britânico nas colônias americanas no ano de 1774, em resposta aos protestos da população contra a dominação britânica e os altos impostos.

Contexto histórico

No século XVIII, as treze colônias americanas eram governadas pela Grã-Bretanha, que impunha diversas taxas e tributos aos colonos para financiar a sua guerra contra a França. No entanto, os colonos americanos não tinham representação no Parlamento britânico e, por isso, não participavam das decisões que afetavam suas vidas.

Essa situação gerou um grande descontentamento na população, que começou a se organizar em grupos de protesto e a exigir seus direitos. Em 1773, ocorreu o famoso “Boston Tea Party”, quando colonos americanos disfarçados de índios jogaram ao mar uma carga de chá britânico em protesto contra os impostos.

As Leis Intoleráveis

Em resposta aos protestos da população, o Parlamento britânico aprovou as Leis Intoleráveis em 1774, com o objetivo de reprimir qualquer manifestação contrária à dominação britânica nas colônias americanas. As principais medidas foram:

  1. Lei do Fechamento do Porto de Boston: determinava o fechamento do porto de Boston até que a cidade pagasse pelos danos causados durante o “Boston Tea Party”. Isso afetou diretamente a economia da cidade e prejudicou o comércio das outras colônias.
  2. Lei da Administração da Justiça: estabelecia que qualquer soldado ou funcionário britânico acusado de um crime nas colônias americanas seria julgado na Grã-Bretanha, e não pelas autoridades locais. Isso enfraqueceu a autonomia das colônias e aumentou a influência britânica sobre elas.
  3. Lei do Governo de Massachusetts: abolia o governo local em Massachusetts e substituía por um governo nomeado pelo rei. Isso retirou o poder das mãos dos colonos e colocou nas mãos dos britânicos.
  4. Lei do Alojamento: exigia que os colonos americanos fornecessem alojamento e alimentação aos soldados britânicos, sem receber nenhuma compensação por isso. Isso gerou grande revolta na população e aumentou a tensão entre britânicos e americanos.

Consequências das Leis Intoleráveis

As Leis Intoleráveis tiveram graves consequências para as relações entre a Grã-Bretanha e as colônias americanas. Elas aumentaram a revolta da população contra a dominação britânica e incentivaram a formação de grupos independentistas, que defendiam a separação das colônias da Grã-Bretanha.

As Leis Intoleráveis também foram um dos fatores que levaram à convocação do Primeiro Congresso Continental, que reuniu líderes políticos das colônias americanas para discutir a situação e buscar soluções para os problemas. Esse congresso foi o primeiro passo rumo à independência dos Estados Unidos da América.

For more information, please click the button below.

Conclusão

As Leis Intoleráveis foram um conjunto de medidas impostas pelo Parlamento britânico nas colônias americanas em 1774, em resposta aos protestos da população contra a dominação britânica e os altos impostos. Elas tinham como objetivo reprimir qualquer manifestação contrária aos interesses britânicos e enfraquecer a autonomia das colônias. No entanto, as Leis Intoleráveis tiveram o efeito contrário, aumentando a revolta da população e incentivando a formação de grupos independentistas. Elas foram um dos fatores que levaram à convocação do Primeiro Congresso Continental e à independência dos Estados Unidos da América.

FAQs

1. As Leis Intoleráveis foram aplicadas em todas as colônias americanas?

Não, as Leis Intoleráveis foram aplicadas apenas às colônias que participaram do “Boston Tea Party”, em especial a cidade de Boston.

2. Qual foi a reação da população às Leis Intoleráveis?

A população reagiu com grande indignação e revolta às Leis Intoleráveis, que foram vistas como uma ameaça à autonomia das colônias e aos direitos dos colonos. Isso incentivou a formação de grupos independentistas e a luta pela independência dos Estados Unidos.

3. As Leis Intoleráveis foram o único fator que levou à independência dos Estados Unidos?

Não, as Leis Intoleráveis foram apenas um dos fatores que levaram à independência dos Estados Unidos. Outros fatores importantes foram a Guerra de Independência, a Declaração de Independência e a influência das ideias iluministas, entre outros.

Related video of o que foram as leis intoleráveis

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait