O Que Estudar Para A Segunda Fase Da Obmep 2022?

Reza November 17, 2021
ESCOLA PROFESSOR JOÃO GONÇALVES BARBOSA CLASSIFICADOS NA SEGUNDA FASE

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma competição anual que visa incentivar o estudo da matemática entre alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de todo o Brasil. A prova é dividida em duas fases, sendo a primeira realizada em junho e a segunda em setembro.

Para estar apto a participar da segunda fase da OBMEP 2022, é necessário ter obtido uma pontuação mínima na primeira fase. Além disso, é preciso estudar e se preparar bem para a segunda fase, que é mais desafiadora e envolve questões mais complexas.

O que é cobrado na segunda fase da OBMEP?

A segunda fase da OBMEP é composta por seis questões dissertativas, que exigem um maior nível de raciocínio lógico e conhecimento matemático. As questões envolvem temas como geometria, álgebra, trigonometria, combinatória e probabilidade, entre outros. É importante ressaltar que as questões da OBMEP são formuladas de forma a exigir mais do que apenas a aplicação de fórmulas matemáticas, sendo necessário um raciocínio lógico e criativo para resolvê-las.

Como se preparar para a segunda fase da OBMEP?

Para se preparar para a segunda fase da OBMEP 2022, é importante estudar os conteúdos matemáticos que são cobrados na prova e também desenvolver habilidades de raciocínio lógico e criativo. Algumas dicas para se preparar para a segunda fase da OBMEP são:

1. Rever os conteúdos estudados na escola

Uma das formas de se preparar para a OBMEP é revisar os conteúdos estudados na escola, principalmente aqueles relacionados a geometria, álgebra e trigonometria. É importante entender bem os conceitos e aplicá-los em exercícios práticos.

2. Resolver exercícios de provas anteriores

Resolver exercícios de provas anteriores da OBMEP pode ser uma ótima forma de se preparar para a segunda fase. Isso porque as questões da prova são formuladas de forma semelhante todos os anos, permitindo que o aluno se familiarize com o formato da prova e os tipos de questões que serão cobradas.

For more information, please click the button below.

3. Participar de grupos de estudo

Participar de grupos de estudo pode ser uma forma de se preparar para a OBMEP, visto que o aluno pode trocar ideias e aprender com os colegas. Além disso, os grupos de estudo podem ajudar a identificar as dificuldades individuais e focar nos pontos que precisam ser melhorados.

4. Buscar a ajuda de um professor particular

Um professor particular pode ajudar a tirar dúvidas e a desenvolver habilidades necessárias para a prova. É importante escolher um professor que tenha experiência em preparar alunos para a OBMEP e que possa oferecer um acompanhamento personalizado.

Conclusão

A segunda fase da OBMEP 2022 é uma prova desafiadora que exige um bom conhecimento matemático e habilidades de raciocínio lógico e criativo. Para se preparar para a prova, é importante revisar os conteúdos estudados na escola, resolver exercícios de provas anteriores, participar de grupos de estudo e buscar a ajuda de um professor particular. Com dedicação e esforço, é possível obter um bom desempenho na prova e conquistar uma medalha na OBMEP.

FAQs

1. Quem pode participar da OBMEP?

A OBMEP é destinada a alunos do ensino fundamental (a partir do 6º ano) e do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.

2. Qual a importância da OBMEP?

A OBMEP tem como objetivo incentivar o estudo da matemática entre os alunos e identificar talentos na área. A participação na olimpíada pode ser um diferencial na hora de ingressar em uma universidade e também pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

3. Como é feita a premiação da OBMEP?

Os alunos que obtêm os melhores desempenhos na OBMEP recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Também são premiados os professores e as escolas que se destacam na competição.

Related video of o'que estudar para a segunda fase da obmep 2022

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait