O Que Era O Colosso De Rodes?

Reza September 3, 2021
The Colossus Of Rhodes — What Happened To This Wonder Of The Ancient World?

O Colosso de Rodes foi uma estátua gigante de bronze do deus grego Hélio, que ficava na entrada do porto da cidade de Rodes, na Grécia Antiga. Foi construído entre 292 e 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos, em comemoração à vitória dos habitantes da cidade sobre o exército macedônio de Demétrio Poliórcetes.

Descrição

A estátua tinha cerca de 33 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares. Foi considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, juntamente com a Pirâmide de Quéops, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Templo de Ártemis em Éfeso, o Mausoléu de Halicarnasso, a Estátua de Zeus em Olímpia e o Farol de Alexandria.

O Colosso de Rodes foi representado com uma tocha na mão direita e um raio na esquerda, simbolizando a luz e o fogo do sol, respectivamente. A base da estátua era feita de mármore branco e tinha uma inscrição em grego que dizia: “Rhodes, a Hélios, ergueu esta estátua a seu deus”.

Construção

A construção do Colosso de Rodes durou cerca de 12 anos e envolveu a participação de vários artesãos e engenheiros, que trabalharam juntos para criar uma das maiores obras de arte da antiguidade. A estátua foi construída com uma estrutura de ferro e bronze, que foi moldada em seções e depois unida para formar a figura completa.

Para dar suporte à estátua, foi construída uma base de mármore e pedra, que tinha cerca de 15 metros de altura. A base foi construída em uma plataforma de três níveis, que era acessada por uma escada em espiral com 50 degraus.

Destruição

Infelizmente, o Colosso de Rodes não durou muito tempo. Em 226 a.C., a cidade de Rodes foi invadida pelo exército do rei Antíoco III, que destruiu a estátua durante a batalha. Segundo relatos históricos, o Colosso teria caído sobre os invasores, matando muitos deles.

For more information, please click the button below.

Após a destruição do Colosso de Rodes, a estátua permaneceu em ruínas por vários séculos. Em 653 d.C., os árabes invadiram a cidade de Rodes e levaram os restos da estátua para serem derretidos e vendidos como sucata.

Legado

Mesmo que o Colosso de Rodes tenha sido destruído, sua fama e influência perduraram por muitos séculos. A estátua foi representada em várias obras de arte e literatura, incluindo a famosa pintura de Salvador Dalí, “A Persistência da Memória”.

Além disso, a construção do Colosso de Rodes inspirou outras estátuas gigantes em todo o mundo, incluindo a Estátua da Liberdade em Nova York, Estados Unidos. Assim como o Colosso de Rodes, a Estátua da Liberdade é um símbolo da liberdade e da esperança para as pessoas em todo o mundo.

Conclusão

O Colosso de Rodes foi uma das sete maravilhas do mundo antigo e uma das maiores obras de arte da Grécia Antiga. Embora tenha sido destruída há muito tempo, sua influência e legado perduram até hoje, inspirando outras obras de arte e símbolos de liberdade em todo o mundo.

FAQs

1. Onde fica a cidade de Rodes?

A cidade de Rodes fica na ilha de mesmo nome, no mar Egeu, na Grécia.

2. Como Carés de Lindos foi escolhido para construir o Colosso de Rodes?

Carés de Lindos foi escolhido pelos habitantes da cidade de Rodes para construir o Colosso porque era considerado um dos melhores escultores da época.

3. Qual é o significado da inscrição em grego na base do Colosso de Rodes?

A inscrição em grego na base do Colosso de Rodes diz: “Rhodes, a Hélios, ergueu esta estátua a seu deus”. Isso significa que a estátua foi construída pelos habitantes da cidade de Rodes em homenagem ao deus Hélio.

Related video of o que era o colosso de rodes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait