O Que É Uma Planária?

Reza December 19, 2022
planària enciclopèdia.cat

As planárias são um tipo de verme de corpo achatado, semelhante a uma lesma, pertencente à classe Turbellaria. Elas são encontradas em habitats aquáticos, principalmente em água doce, e são conhecidas por sua capacidade de regeneração.

Características das planárias

As planárias apresentam as seguintes características:

  • Corpo achatado;
  • Simetria bilateral;
  • Cabeça distinta, com dois olhos e uma boca centralizada na parte inferior;
  • Capacidade de se regenerar em caso de danos ou cortes no corpo;
  • Sua alimentação é carnívora, se alimentando de pequenos invertebrados, como crustáceos, minhocas e caracóis;
  • Não possuem sistema circulatório e respiratório, dependendo da difusão de oxigênio e nutrientes através da pele;
  • Reprodução assexuada por fissão, onde o verme se divide em duas partes iguais, cada uma se regenerando em um novo indivíduo;
  • Podem se reproduzir sexualmente, mas isso é menos comum do que a reprodução assexuada.

Tipos de planárias

Existem cerca de 25.000 espécies de planárias no mundo, mas as mais conhecidas são:

  • Planária terrestre: também chamada de Bipalium kewense, é uma espécie comumente encontrada em jardins e canteiros de flores. Ela se alimenta de lesmas e caracóis.
  • Planária aquática: é a espécie mais comum e pode ser encontrada em águas doces e salgadas. Ela se alimentam de pequenos invertebrados, como crustáceos e caracóis.
  • Planária da Terra Negra: é uma espécie encontrada em solos úmidos, como florestas tropicais. Ela é capaz de se alimentar de minhocas.

Regeneração das planárias

As planárias são conhecidas por sua capacidade de regeneração, podendo se recuperar de danos ou cortes no corpo. Elas possuem células-tronco espalhadas por todo o corpo, que são capazes de se transformar em diferentes tipos celulares para a formação de novos tecidos.

Se uma planária for cortada ao meio, cada metade pode se regenerar em um novo indivíduo completo. Isso ocorre porque cada parte contém células-tronco que são capazes de se diferenciar em diferentes tipos celulares e formar novos tecidos.

Além disso, as planárias são capazes de regenerar órgãos internos, como o cérebro, o que é único entre os animais.

For more information, please click the button below.

Importância das planárias na pesquisa científica

As planárias são importantes na pesquisa científica por causa de sua capacidade de regeneração e por serem animais simples, com um sistema nervoso rudimentar. Essas características permitem que os cientistas estudem processos biológicos complexos, como a regeneração de tecidos e órgãos.

Esses estudos podem ajudar a entender melhor como os seres humanos também podem se regenerar, o que pode ter implicações para o tratamento de lesões e doenças em humanos.

Curiosidades sobre as planárias

Algumas curiosidades sobre as planárias incluem:

  • As planárias podem ser usadas como uma alternativa aos testes em animais, já que são baratas e fáceis de manter em laboratório;
  • As planárias podem se alimentar de seus próprios membros se não encontrarem outras fontes de alimento;
  • Algumas espécies de planárias produzem compostos químicos que podem ser usados ​​para o tratamento de doenças humanas, como o câncer;
  • As planárias têm a capacidade de se mover em diferentes direções, sem um sistema muscular complexo;
  • As planárias foram estudadas por Charles Darwin em sua obra “A Origem das Espécies”.

Conclusão

As planárias são vermes de corpo achatado encontrados em habitats aquáticos, conhecidos por sua capacidade de regeneração. Elas são importantes na pesquisa científica por causa de sua capacidade de regeneração e por serem animais simples, com um sistema nervoso rudimentar.

Além disso, as planárias são curiosas por suas características, tais como sua alimentação carnívora, a capacidade de se mover em diferentes direções, sem um sistema muscular complexo, e por serem capazes de se alimentar de seus próprios membros se não encontrarem outras fontes de alimento.

FAQs

1. As planárias são perigosas para os seres humanos?

Não, as planárias não são perigosas para os seres humanos. Elas são inofensivas e não possuem veneno ou substâncias tóxicas.

2. As planárias podem ser mantidas em um aquário em casa?

Sim, as planárias podem ser mantidas em um aquário em casa, desde que o aquário tenha um sistema de filtragem e a água seja mantida limpa. É importante lembrar que as planárias são carnívoras e precisam de uma dieta adequada de pequenos invertebrados.

3. Como as planárias se reproduzem?

As planárias podem se reproduzir assexuadamente por fissão, onde o verme se divide em duas partes iguais, cada uma se regenerando em um novo indivíduo. Elas também podem se reproduzir sexualmente, mas isso é menos comum do que a reprodução assexuada.

Related video of o que é uma planária

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait