O Que É Um Ser Vivo Quimioheterotrófico?

Reza December 13, 2021
I.1 O que caracteriza um ser vivo

Um ser vivo quimioheterotrófico é um organismo que obtém energia e nutrientes através da ingestão de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos. Esse tipo de ser vivo é incapaz de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese, como acontece com as plantas, por exemplo. Em vez disso, ele precisa consumir outros seres vivos ou substâncias orgânicas para sobreviver.

Quimioheterotrofia

Para entender melhor o que é um ser vivo quimioheterotrófico, é importante compreender o conceito de quimioheterotrofia. Esse termo se refere à capacidade de um organismo de obter energia e nutrientes a partir de compostos orgânicos oxidáveis. Ou seja, esses organismos utilizam compostos orgânicos como fonte de energia, realizando processos de oxidação dessas substâncias para produzir ATP (adenosina trifosfato), que é a principal molécula de energia utilizada pelas células.

A quimioheterotrofia é um processo que ocorre em diversos tipos de seres vivos, desde bactérias até animais. Ela é um processo oposto à fotossíntese, que é a capacidade das plantas de produzir seu próprio alimento a partir da luz solar. Os organismos quimioheterotróficos, por sua vez, precisam obter seus nutrientes e energia a partir de fontes externas.

Exemplos de seres vivos quimioheterotróficos

Existem muitos exemplos de seres vivos quimioheterotróficos. Alguns dos mais comuns são:

  • Bactérias: muitas bactérias são quimioheterotróficas e obtêm nutrientes e energia através da decomposição de matéria orgânica ou da ingestão de outros organismos.
  • Fungos: os fungos são seres quimioheterotróficos que obtêm nutrientes e energia a partir da decomposição de matéria orgânica ou da ingestão de outros organismos. Alguns fungos são parasitas, alimentando-se de outros seres vivos.
  • Protozoários: os protozoários são organismos unicelulares quimioheterotróficos que obtêm nutrientes e energia através da ingestão de outros organismos ou de matéria orgânica em decomposição.
  • Animais: a maioria dos animais é quimioheterotrófica, obtendo nutrientes e energia através da ingestão de outros seres vivos ou de matéria orgânica em decomposição. Os seres humanos, por exemplo, são quimioheterotróficos e obtêm nutrientes e energia através da ingestão de alimentos.

Importância dos seres vivos quimioheterotróficos

Os seres vivos quimioheterotróficos desempenham um papel fundamental em diversos ecossistemas. Eles são responsáveis por decompor a matéria orgânica, reciclar nutrientes e manter o equilíbrio ecológico. Sem esses organismos, a matéria orgânica se acumularia no ambiente, impedindo o surgimento de novas formas de vida e prejudicando o funcionamento dos ecossistemas.

Além disso, muitos seres quimioheterotróficos são importantes para a saúde humana. Muitas bactérias, por exemplo, são utilizadas na produção de alimentos fermentados, como iogurte e queijo. Outras bactérias são utilizadas na produção de medicamentos, como a penicilina. Os fungos também são utilizados na produção de alimentos, como pães e bebidas alcoólicas, e na produção de medicamentos, como a ciclosporina, utilizada para prevenir a rejeição de órgãos transplantados.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Um ser vivo quimioheterotrófico é um organismo que obtém energia e nutrientes através da ingestão de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos. Esse tipo de ser vivo é incapaz de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese e depende de fontes externas para sobreviver. A quimioheterotrofia é um processo fundamental para diversos tipos de seres vivos, desde bactérias até animais, e desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico e na produção de alimentos e medicamentos.

FAQs

1. Todos os seres vivos são quimioheterotróficos?

Não, alguns seres vivos são capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese, como as plantas. Esses seres vivos são chamados de autotróficos.

2. Qual é a diferença entre quimioheterotrofia e fotoautotrofia?

Quimioheterotrofia é a capacidade de um organismo de obter energia e nutrientes a partir de compostos orgânicos oxidáveis, enquanto fotoautotrofia é a capacidade das plantas de produzir seu próprio alimento a partir da luz solar.

3. Os seres humanos são quimioheterotróficos?

Sim, os seres humanos são quimioheterotróficos e obtêm nutrientes e energia através da ingestão de alimentos.

Related video of o que é um ser vivo quimioheterotrófico

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait