O Que É Turu Do Pará?

Reza January 18, 2023
Sopa de turu uma iguaria do Pará para paladares mais apurados; conheça

Turu do Pará é um prato típico da culinária paraense, mais especificamente da região amazônica do estado do Pará. É uma iguaria feita com molusco encontrado em manguezais, conhecido como turu, que é bastante consumido na região.

Origem do Turu do Pará

A origem do Turu do Pará remonta à época em que os índios da região se alimentavam do molusco. Com a chegada dos Portugueses, o prato se popularizou e passou a ser apreciado pela população local. Atualmente, é um prato bastante consumido em Belém e região metropolitana, além de outras cidades do estado do Pará.

Como é feito o Turu do Pará?

O Turu do Pará é um prato bastante simples de ser preparado. Geralmente, é feito com os seguintes ingredientes:

  • Turu
  • Cebola
  • Tomate
  • Pimentão
  • Coentro
  • Azeite de dendê
  • Sal

Para preparar o prato, basta seguir os seguintes passos:

  1. Limpar o turu e retirar a casca.
  2. Cortar a cebola, o tomate e o pimentão em pedaços pequenos.
  3. Refogar a cebola, o tomate e o pimentão no azeite de dendê.
  4. Acrescentar o turu e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos.
  5. Adicionar o coentro e o sal a gosto.
  6. Servir quente acompanhado de arroz branco.

Benefícios do Turu do Pará

O Turu do Pará é um prato bastante saudável e nutritivo. O molusco é rico em proteínas e vitaminas, além de possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, o prato é preparado com ingredientes naturais e sem conservantes, o que o torna ainda mais benéfico para a saúde.

Onde encontrar o Turu do Pará?

O Turu do Pará é um prato bastante comum em restaurantes e estabelecimentos de comida típica paraense. Em Belém, é possível encontrar o prato em diversos lugares, como o Ver-o-Peso, a Feira do Açaí e o Mercado do Peixe. Além disso, muitas famílias paraenses preparam o prato em casa e o servem em almoços e jantares.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O Turu do Pará é um prato típico da culinária paraense, feito com um molusco encontrado em manguezais. É um prato simples de ser preparado, mas bastante saboroso e nutritivo. Além disso, é uma iguaria que faz parte da cultura e da tradição do estado do Pará, sendo bastante apreciada por moradores e turistas.

FAQs

O Turu do Pará é um prato apimentado?

O Turu do Pará pode ser preparado com ou sem pimenta, dependendo do gosto de quem está preparando o prato. Geralmente, é servido com uma quantidade moderada de pimenta, mas é possível pedir para que o prato seja preparado sem pimenta.

É possível encontrar o Turu do Pará em outros estados do Brasil?

O Turu do Pará é um prato típico da culinária paraense e é mais comum de ser encontrado na região amazônica do estado. No entanto, é possível encontrar o prato em alguns restaurantes de comida típica paraense em outros estados do Brasil.

Qual é o melhor acompanhamento para o Turu do Pará?

O Turu do Pará é geralmente servido acompanhado de arroz branco. No entanto, também é possível acompanhá-lo com farinha d’água e vinagrete.

Related video of o que é turu do pará

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait