O Que É Sistema Nervoso Entérico? Assinale A Alternativa Correta

Reza October 23, 2022
SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO CARACTERÍSTICAS, PARTES, FUNÇÕES BIOLOGIA

O sistema nervoso entérico (SNE) é uma rede complexa de neurônios e células gliais que se estendem por todo o trato gastrointestinal, desde o esôfago até o ânus. Ele é considerado o segundo cérebro do corpo humano, pois é capaz de controlar todo o processo digestivo sem a intervenção do sistema nervoso central (SNC).

Funções do sistema nervoso entérico

O SNE tem uma série de funções importantes para o bom funcionamento do trato gastrointestinal, tais como:

  • Controle da motilidade intestinal;
  • Controle da secreção de enzimas digestivas;
  • Regulação do fluxo sanguíneo intestinal;
  • Controle do sistema imunológico do trato gastrointestinal;
  • Modulação da sensibilidade visceral;
  • Controle do apetite e da saciedade.

Como o sistema nervoso entérico funciona?

O SNE funciona de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade de intervenção do SNC. Ele é composto por dois tipos de neurônios: os neurônios mioentéricos, que regulam a motilidade do trato gastrointestinal, e os neurônios submucosos, que controlam a secreção de enzimas digestivas e a absorção de nutrientes.

Além disso, o SNE é capaz de receber informações sensoriais do trato gastrointestinal, como a distensão do estômago, e responder a esses estímulos por meio de reflexos neurais, que podem causar contrações musculares, secreção de enzimas digestivas e modulação da sensibilidade visceral.

Distúrbios do sistema nervoso entérico

Distúrbios no SNE podem levar a uma série de problemas gastrointestinais, tais como:

  • Síndrome do intestino irritável;
  • Doença de Crohn;
  • Úlcera gástrica e duodenal;
  • Constipação intestinal;
  • Diarréia crônica.

Além disso, estudos recentes têm mostrado uma possível relação entre distúrbios do SNE e doenças neurológicas, como a doença de Parkinson e a esclerose múltipla.

For more information, please click the button below.

Alternativas corretas

A alternativa correta é a letra C:

C) É uma rede complexa de neurônios e células gliais que se estendem por todo o trato gastrointestinal, desde o esôfago até o ânus, capaz de controlar todo o processo digestivo sem a intervenção do sistema nervoso central (SNC).

Conclusão

O sistema nervoso entérico é uma rede complexa de neurônios e células gliais que desempenham um papel fundamental no controle do trato gastrointestinal. Ele é capaz de controlar todo o processo digestivo sem a intervenção do sistema nervoso central e tem uma série de funções importantes para o bom funcionamento do trato gastrointestinal. Distúrbios no SNE podem levar a uma série de problemas gastrointestinais e podem estar relacionados a doenças neurológicas.

FAQs

O que é a síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal, que afeta cerca de 10% a 15% da população mundial. Ela é caracterizada por sintomas como dor abdominal, diarreia, constipação e distensão abdominal, que podem afetar significativamente a qualidade de vida do paciente.

Como é feito o diagnóstico da síndrome do intestino irritável?

O diagnóstico da síndrome do intestino irritável é feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente e na exclusão de outras condições gastrointestinais. Não existe um exame específico para o diagnóstico da síndrome do intestino irritável, mas exames de sangue, fezes e imagem podem ser solicitados para excluir outras condições.

Qual é o tratamento para a síndrome do intestino irritável?

O tratamento para a síndrome do intestino irritável pode incluir mudanças na dieta, uso de medicamentos para alívio dos sintomas e terapia comportamental. O tratamento é individualizado e deve levar em consideração os sintomas apresentados pelo paciente e a gravidade da condição.

Related video of o que é sistema nervoso entérico assinale a alternativa correta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait