O Que É Nível Morfológico?

Reza May 12, 2021
Morfológico Dicio, Dicionário Online de Português

O nível morfológico é uma das dimensões da linguagem, que se preocupa com a estrutura das palavras. Na morfologia, estudamos como as palavras são formadas e como elas podem ser modificadas para expressar diferentes significados. Por isso, o nível morfológico é fundamental para a compreensão da língua e para a produção de textos coesos e coerentes.

Estrutura das palavras

As palavras são formadas por unidades menores chamadas morfemas. Os morfemas são classificados em dois tipos: os morfemas livres e os morfemas ligados. Os morfemas livres são aqueles que podem formar uma palavra por si só, como por exemplo, “casa” e “amigo”. Já os morfemas ligados não têm significado por si só e precisam se ligar a outros morfemas para formar uma palavra.

Os morfemas ligados podem ser prefixos, que se colocam antes do radical da palavra, sufixos, que se colocam depois do radical, ou infixos, que se colocam dentro do radical. Por exemplo, o prefixo “des” em “desfazer” e o sufixo “ção” em “criação”.

Flexão e derivação

Na morfologia, estudamos dois processos de formação das palavras: a flexão e a derivação.

A flexão é o processo de variação de uma palavra para indicar diferentes categorias gramaticais, como gênero, número, tempo, modo e pessoa. Por exemplo, a palavra “amigo” pode ser flexionada para “amigos”, “amiga” ou “amigas”, dependendo do gênero e do número.

A derivação é o processo de formação de palavras a partir de outras já existentes, por meio da adição de prefixos, sufixos ou infixos. A derivação pode ser nominal, quando forma substantivos a partir de outras classes de palavras, como em “amizade” (derivado de “amigo”); verbal, quando forma verbos a partir de outras classes de palavras, como em “amigável” (derivado de “amigo”); ou adjetival, quando forma adjetivos a partir de outras classes de palavras, como em “amigável” (derivado de “amigo”).

For more information, please click the button below.

Importância do nível morfológico

O estudo do nível morfológico é fundamental para a compreensão da língua e para a produção de textos coesos e coerentes. Alguns dos principais motivos para a importância do nível morfológico são:

  • Permite a compreensão do significado das palavras e das relações entre elas;
  • Facilita a comunicação e a interpretação de textos;
  • Contribui para o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita;
  • Permite a produção de textos mais ricos e variados, ao possibilitar o uso de diferentes recursos morfológicos;
  • Ajuda na aprendizagem de línguas estrangeiras, ao permitir a identificação de padrões morfológicos em diferentes idiomas.

Conclusão

O nível morfológico é uma das dimensões da linguagem que se preocupa com a estrutura das palavras. Na morfologia, estudamos como as palavras são formadas e como elas podem ser modificadas para expressar diferentes significados. A compreensão do nível morfológico é fundamental para a compreensão da língua e para a produção de textos coesos e coerentes.

FAQs

1. Qual é a diferença entre morfologia e sintaxe?

A morfologia se preocupa com a estrutura interna das palavras, enquanto a sintaxe se preocupa com a estrutura das frases e das orações. Enquanto a morfologia estuda como as palavras são formadas e modificadas, a sintaxe estuda como as palavras se combinam para formar frases e orações.

2. O que é um morfema livre?

Um morfema livre é aquele que pode formar uma palavra por si só, sem a necessidade de se ligar a outros morfemas. Exemplos de morfemas livres são “casa”, “amigo”, “feliz” e “triste”.

3. O que é derivação nominal?

Derivação nominal é o processo de formação de substantivos a partir de outras classes de palavras, como verbos, adjetivos e advérbios. Exemplos de derivação nominal são “amizade” (derivado de “amigo”), “amigo” (derivado de “amizade”) e “amigável” (derivado de “amigo”).

Related video of o que é nível morfológico

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait