O Que É Ectasia Das Vias Biliares Intra Hepáticas?

Reza May 17, 2021
Abdominal ultrasound showing ectasia of intrahepatic bile ducts (A

A ectasia das vias biliares intra hepáticas é uma condição médica que se caracteriza pelo aumento anormal do diâmetro das vias biliares dentro do fígado. Essa dilatação pode ocorrer em diferentes áreas do fígado, sendo mais comum nos lobos direito e esquerdo.

Causas da ectasia das vias biliares intra hepáticas

As causas da ectasia das vias biliares intra hepáticas ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, existem algumas condições que podem estar relacionadas com o surgimento desta condição, tais como:

  • Doenças inflamatórias do fígado, como a hepatite crônica;
  • Fibrose cística;
  • Síndrome de Caroli;
  • Doenças genéticas, como a síndrome de Alagille;
  • Cirrose hepática;
  • Doenças autoimunes, como a colangite esclerosante primária;
  • Pancreatite crônica;
  • Uso prolongado de medicamentos que afetam o fígado.

Sintomas da ectasia das vias biliares intra hepáticas

A ectasia das vias biliares intra hepáticas pode não apresentar sintomas em muitos casos, sendo uma condição descoberta incidentalmente em exames de rotina. No entanto, em alguns pacientes, podem ocorrer sintomas como:

  • Dor abdominal;
  • Icterícia;
  • Prurido (coceira na pele);
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso não intencional;
  • Febre.

Diagnóstico da ectasia das vias biliares intra hepáticas

O diagnóstico da ectasia das vias biliares intra hepáticas é realizado por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Esses exames permitem visualizar a dilatação das vias biliares dentro do fígado.

Além disso, o médico pode solicitar exames de sangue para avaliar a função hepática e a presença de inflamação ou infecção no fígado.

Tratamento da ectasia das vias biliares intra hepáticas

O tratamento da ectasia das vias biliares intra hepáticas depende da causa subjacente da condição. Em muitos casos, a ectasia não causa problemas significativos e não requer tratamento específico, sendo apenas monitorada pelo médico regularmente.

For more information, please click the button below.

No entanto, se a ectasia estiver relacionada a uma condição subjacente, o tratamento dessa condição pode ajudar a reduzir a dilatação das vias biliares. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar procedimentos cirúrgicos para aliviar a obstrução e drenar a bile acumulada no fígado.

Complicações da ectasia das vias biliares intra hepáticas

Em casos graves e avançados, a ectasia das vias biliares intra hepáticas pode levar a complicações como:

  • Colestase (acúmulo de bile no fígado);
  • Cirrose hepática;
  • Infecções biliares;
  • Câncer de fígado.

Prevenção da ectasia das vias biliares intra hepáticas

Não há medidas específicas para prevenir a ectasia das vias biliares intra hepáticas. No entanto, manter uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar podem ajudar a manter o fígado saudável e prevenir outras doenças hepáticas.

A ectasia das vias biliares intra hepáticas é uma condição médica que se caracteriza pelo aumento anormal do diâmetro das vias biliares dentro do fígado. Essa dilatação pode ocorrer em diferentes áreas do fígado, sendo mais comum nos lobos direito e esquerdo. As causas da ectasia ainda não são totalmente conhecidas, mas podem estar relacionadas a doenças inflamatórias do fígado, fibrose cística, síndrome de Caroli, entre outras. Em muitos casos, a ectasia não causa problemas significativos e não requer tratamento específico, sendo apenas monitorada pelo médico regularmente. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessário realizar procedimentos cirúrgicos para aliviar a obstrução e drenar a bile acumulada no fígado.

1. A ectasia das vias biliares intra hepáticas tem cura?

A ectasia das vias biliares intra hepáticas não tem cura, mas pode ser tratada de acordo com a causa subjacente da condição. Em muitos casos, a ectasia não causa problemas significativos e não requer tratamento específico, sendo apenas monitorada pelo médico regularmente.

2. A ectasia das vias biliares intra hepáticas pode levar ao câncer de fígado?

Em casos graves e avançados, a ectasia das vias biliares intra hepáticas pode levar ao câncer de fígado. Por isso, é importante realizar o diagnóstico e o tratamento precoce da condição para evitar complicações.

3. Quais são os sintomas da ectasia das vias biliares intra hepáticas?

Os sintomas da ectasia das vias biliares intra hepáticas podem incluir dor abdominal, icterícia, prurido, náuseas e vômitos, fadiga, perda de apetite, perda de peso não intencional e febre. No entanto, em muitos casos, a ectasia pode não apresentar sintomas.

Related video of o que é ectasia das vias biliares intra hepáticas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait