O Que É Certidão Genérica?

Reza March 27, 2023
Novo modelo de certidão de nascimento permite inclusão de nome de

A certidão genérica é um documento emitido por órgãos públicos que comprova a existência ou inexistência de informações sobre uma pessoa, empresa ou bem público. Ela pode ser solicitada por qualquer pessoa que tenha interesse em saber se existem registros sobre o objeto de pesquisa.

Tipos de certidão genérica

Existem vários tipos de certidão genérica, dependendo do órgão público responsável pela emissão do documento. Alguns exemplos são:

  • Certidão negativa de débito: comprova a inexistência de dívidas ou pendências financeiras em nome de uma pessoa ou empresa;
  • Certidão de antecedentes criminais: comprova se uma pessoa possui ou não registros criminais em seu nome;
  • Certidão de propriedade: comprova a existência ou inexistência de propriedade de determinado bem, como um imóvel;
  • Certidão de regularidade fiscal: comprova se uma empresa está em dia com suas obrigações fiscais junto aos órgãos competentes;
  • Certidão de matrícula: comprova a existência ou inexistência de matrícula de um aluno em uma instituição de ensino.

Como solicitar uma certidão genérica?

Para solicitar uma certidão genérica, é necessário entrar em contato com o órgão responsável pela emissão do documento e apresentar as informações necessárias para a pesquisa. Geralmente, é preciso informar o nome completo da pessoa ou empresa que será pesquisada, bem como outros dados que possam ajudar a identificar o objeto da pesquisa.

Algumas certidões genéricas podem ser solicitadas pela internet, por meio do site do órgão responsável. Nesses casos, é preciso preencher um formulário eletrônico com as informações necessárias e aguardar a emissão do documento.

Para que serve uma certidão genérica?

A certidão genérica pode ser utilizada para diversos fins, como:

  • Comprovar a regularidade financeira de uma pessoa ou empresa;
  • Comprovar a idoneidade de uma pessoa em processos seletivos ou licitações públicas;
  • Comprovar a propriedade de um bem, como um imóvel;
  • Comprovar a regularidade fiscal de uma empresa em processos de contratação com o poder público;
  • Comprovar a matrícula de um aluno em uma instituição de ensino;
  • Comprovar a inexistência de antecedentes criminais de uma pessoa.

Validade da certidão genérica

A validade da certidão genérica varia de acordo com o órgão responsável pela emissão do documento e com o tipo de informação que está sendo comprovada. Em geral, a certidão é válida por um período de 30 a 90 dias, a partir da data de emissão.

For more information, please click the button below.

Custo da certidão genérica

O custo da certidão genérica também varia de acordo com o órgão responsável pela emissão do documento e com o tipo de informação que está sendo comprovada. Em alguns casos, a certidão é emitida gratuitamente. Em outros, é necessário pagar uma taxa para a emissão do documento.

A certidão genérica é um documento importante para comprovar a existência ou inexistência de informações sobre uma pessoa, empresa ou bem público. Ela pode ser utilizada para diversos fins, como comprovar a regularidade financeira de uma pessoa ou empresa, comprovar a idoneidade de uma pessoa em processos seletivos ou licitações públicas, comprovar a propriedade de um bem, entre outros. Para solicitar uma certidão genérica, é necessário entrar em contato com o órgão responsável pela emissão do documento e apresentar as informações necessárias para a pesquisa.

1. Qual é a diferença entre certidão genérica e certidão específica?

A certidão genérica comprova a existência ou inexistência de informações gerais sobre uma pessoa, empresa ou bem público. Já a certidão específica comprova a existência ou inexistência de uma informação específica, como a existência de uma dívida ou a propriedade de um imóvel.

2. Qual é o prazo de validade da certidão genérica?

O prazo de validade da certidão genérica varia de acordo com o órgão responsável pela emissão do documento e com o tipo de informação que está sendo comprovada. Em geral, a certidão é válida por um período de 30 a 90 dias, a partir da data de emissão.

3. É possível obter uma certidão genérica de forma gratuita?

Em alguns casos, a certidão genérica é emitida gratuitamente. No entanto, em outros casos, é necessário pagar uma taxa para a emissão do documento. O custo da certidão genérica varia de acordo com o órgão responsável pela emissão do documento e com o tipo de informação que está sendo comprovada.

Related video of o que é certidão genérica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait