O Que É Carmesim Na Bíblia?

Reza December 30, 2021
Carmesim Dicio, Dicionário Online de Português

Carmesim é uma cor vermelha escura, semelhante ao escarlate, mas mais profunda. Na Bíblia, a cor carmesim é mencionada várias vezes e tem significados diferentes em diferentes contextos.

Significado de Carmesim na Bíblia

Símbolo de riqueza e poder

Na Bíblia, a cor carmesim é frequentemente associada à riqueza e ao poder. Isso se deve em grande parte ao fato de que a produção de tecido tingido de carmesim era um processo caro e trabalhoso na época.

Números 4:13-14 diz: “E tirarão as cinzas do altar, e estenderão sobre ele uma cobertura de pano carmesim, e porão sobre ela uma cobertura de peles de golfinhos, e meterão as varas dele. E tirarão as cinzas do altar, e estenderão sobre ele uma cobertura de pano carmesim, e porão sobre ela uma cobertura de peles de golfinhos, e meterão as varas dele”.

Este versículo faz referência à cobertura do altar do Tabernáculo, que foi feita de tecido carmesim. O Tabernáculo era um santuário móvel usado pelos israelitas durante seus 40 anos de peregrinação pelo deserto. A presença de um altar coberto de tecido carmesim era um sinal de que Deus habitava entre o povo de Israel.

Além disso, a cor carmesim era frequentemente usada na decoração do Templo de Salomão. 2 Crônicas 2:6 diz: “Porém, quem poderá construir-lhe uma casa, visto que os céus, e até os céus dos céus, não o podem conter? E quem sou eu, para que lhe construa uma casa, a não ser para queimar incenso diante dele?”.

Esta passagem refere-se ao pedido do rei Davi a Deus para permitir que ele construa um templo em Jerusalém. Deus não permitiu que Davi construísse o templo, mas deu essa tarefa a seu filho Salomão. O Templo de Salomão foi uma estrutura magnífica, decorada com ouro, prata e carmesim. A presença da cor carmesim na decoração do templo era um sinal da riqueza e poder de Israel.

For more information, please click the button below.

Símbolo de pecado e corrupção

Embora a cor carmesim seja frequentemente associada à riqueza e ao poder na Bíblia, ela também é usada para representar o pecado e a corrupção. Isso se deve em grande parte ao fato de que, na época bíblica, a cor carmesim era produzida a partir de um inseto chamado kermes, que era esmagado para produzir um corante vermelho.

Isaías 1:18 diz: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.

Esta passagem refere-se ao convite de Deus para que Seu povo se arrependa de seus pecados e receba o perdão. A referência à cor carmesim aqui é uma metáfora para o pecado e a corrupção. Deus promete que, se Seu povo se arrepender, Ele os perdoará e os tornará tão limpos quanto a neve e a lã branca.

Símbolo de sacrifício

A cor carmesim também é usada na Bíblia como um símbolo de sacrifício. Isso é especialmente verdadeiro no Novo Testamento, onde a morte de Jesus na cruz é frequentemente associada à cor carmesim.

Mateus 27:28-31 diz: “E despiram-no e puseram-lhe uma capa de escarlate; e tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e uma cana na sua mão direita; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus! E cuspindo nele, tomaram a cana e feriam-lhe com ela na cabeça”.

Esta passagem descreve a cena em que os soldados romanos zombaram de Jesus antes de Sua crucificação. Eles o vestiram com uma capa de escarlate, que era uma cor semelhante ao carmesim. A cena é uma metáfora para o sacrifício que Jesus faria na cruz para salvar a humanidade do pecado.

Conclusão

A cor carmesim tem uma rica história simbólica na Bíblia. Ela é frequentemente associada à riqueza e ao poder, mas também pode representar o pecado e a corrupção. Além disso, a cor carmesim é usada como um símbolo de sacrifício, especialmente na morte de Jesus na cruz.

FAQs

O que é kermes?

Kermes é um inseto que é esmagado para produzir um corante vermelho usado para tingir tecidos. Na época bíblica, o corante produzido a partir do kermes era usado para produzir a cor carmesim.

Quais outras cores são mencionadas na Bíblia?

Além de carmesim, a Bíblia menciona várias outras cores, incluindo branco, preto, azul, verde, amarelo e roxo.

Qual é o significado simbólico do ouro na Bíblia?

O ouro é frequentemente associado à riqueza e à divindade na Bíblia. É usado para representar a realeza de Israel e também é frequentemente associado a Deus e ao céu.

Related video of o que é carmesim na bíblia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait