O Que É Assimilação Para Piaget?

Reza August 5, 2021
Neste trabalho vamos abordar Jean Piaget falar da

Jean Piaget foi um importante psicólogo suíço, conhecido por seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo humano. Ele propôs uma teoria que descreve como a mente humana se desenvolve ao longo do tempo, através de estágios específicos. Uma das ideias chave em sua teoria é o conceito de assimilação. Mas o que é assimilação para Piaget?

O que é assimilação?

Assimilação é o processo pelo qual um indivíduo incorpora novas informações ou experiências em sua estrutura cognitiva pré-existente. Em outras palavras, é a maneira como a mente humana lida com novas informações e as relaciona com o que já sabe.

Segundo Piaget, a assimilação é um processo ativo, que envolve a participação ativa da mente do indivíduo. Quando uma nova informação é encontrada, o indivíduo tenta encaixá-la em sua estrutura cognitiva existente, tentando entender como ela se relaciona com o que já sabe.

Se a nova informação se encaixa facilmente em sua estrutura cognitiva existente, Piaget chamou isso de assimilação bem-sucedida. No entanto, se a nova informação não se encaixa facilmente em sua estrutura cognitiva existente, pode ser necessária uma acomodação, que é a modificação da estrutura cognitiva para acomodar a nova informação. Veremos mais sobre acomodação abaixo.

Exemplo de assimilação

Para entender melhor o conceito de assimilação, podemos usar um exemplo simples:

Suponha que uma criança aprendeu que um cachorro é um animal de quatro patas que late. Se ela vir um gato pela primeira vez, ela pode assimilar o gato como outro animal de quatro patas que late, mesmo que isso não seja totalmente correto.

For more information, please click the button below.

A criança está tentando incorporar a nova informação (o gato) em sua estrutura cognitiva existente (o cachorro). Se a criança encontrar um animal diferente, como uma cobra, ela terá que acomodar sua estrutura cognitiva para acomodar essa nova informação, pois a cobra não se encaixa em sua estrutura cognitiva pré-existente de animais de quatro patas que latem.

Acomodação e assimilação bem-sucedida

Em alguns casos, a nova informação não se encaixará facilmente em uma estrutura cognitiva existente, exigindo uma mudança na estrutura cognitiva, ou acomodação. A acomodação implica em ajustar a estrutura cognitiva para acomodar a nova informação.

Por exemplo, se uma criança aprendeu que todos os animais de quatro patas que latem são cachorros, mas vê um lobo pela primeira vez, ela pode não conseguir assimilar o lobo como um cachorro. Ela terá que acomodar sua estrutura cognitiva para separar os lobos dos cachorros, aprendendo que nem todos os animais de quatro patas que latem são cachorros.

Se a acomodação for bem-sucedida, a estrutura cognitiva será expandida e a criança poderá entender que há mais do que apenas uma categoria de animais de quatro patas que latem. Então, assimilação bem-sucedida pode ocorrer no futuro.

Conclusão

Em resumo, assimilação é o processo pelo qual a mente humana incorpora novas informações em sua estrutura cognitiva existente. Quando a nova informação se encaixa facilmente na estrutura cognitiva existente, Piaget chamou isso de assimilação bem-sucedida. Se a nova informação não se encaixa facilmente na estrutura cognitiva existente, pode ser necessária uma acomodação, que é a modificação da estrutura cognitiva para acomodar a nova informação.

FAQs

1. Qual é a diferença entre assimilação e acomodação?

A assimilação é o processo pelo qual a mente humana incorpora novas informações em sua estrutura cognitiva existente. Se a nova informação se encaixa facilmente na estrutura cognitiva existente, Piaget chamou isso de assimilação bem-sucedida. A acomodação, por outro lado, é a modificação da estrutura cognitiva para acomodar a nova informação que não se encaixa facilmente na estrutura cognitiva existente.

2. Como a assimilação e a acomodação trabalham juntas?

Assimilação e acomodação trabalham juntas para ajudar a mente humana a se desenvolver e entender o mundo em torno de nós. A assimilação permite que a nova informação seja incorporada na estrutura cognitiva existente, enquanto a acomodação permite que a estrutura cognitiva seja modificada para acomodar a nova informação. Juntas, essas duas ideias ajudam a mente humana a se adaptar e compreender o mundo em constante mudança ao nosso redor.

3. Como a teoria de Piaget sobre assimilação pode ser aplicada na educação?

A teoria de Piaget sobre a assimilação pode ser aplicada na educação, ajudando os professores a entender como os alunos aprendem e lidam com novas informações. Os professores podem usar a teoria da assimilação para desenvolver estratégias de ensino que ajudem os alunos a assimilar novas informações em sua estrutura cognitiva existente. Eles também podem usar a teoria da acomodação para ajudar os alunos a acomodar novas informações que não se encaixam facilmente em sua estrutura cognitiva existente.

Related video of o que é assimilação para piaget

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait