O Que Diferencia Bactérias De Arqueas?

Reza October 28, 2021
When Did Archaea And Bacteria Split? The 9 Latest Answer

Embora as bactérias e as arqueas sejam ambos tipos de microrganismos, elas apresentam diferenças significativas em suas características fisiológicas, bioquímicas e genéticas. As diferenças entre as bactérias e arqueas são:

Estrutura Celular

A principal diferença entre bactérias e arqueas é a estrutura celular.

  • As bactérias têm uma parede celular feita de peptidoglicano, uma molécula que as arqueas não possuem.
  • As arqueas têm paredes celulares compostas por diferentes tipos de moléculas, incluindo pseudopeptídeos, proteínas e polissacarídeos.
  • As bactérias têm flagelos movidos por um motor rotativo, enquanto as arqueas têm flagelos movidos por um motor molecular diferente.
  • As bactérias têm ribossomos menores e diferentes dos ribossomos das arqueas.

Metabolismo

As bactérias e as arqueas diferem em seus processos metabólicos.

  • As bactérias podem ser autotróficas ou heterotróficas, enquanto as arqueas são predominantemente quimioautotróficas.
  • As arqueas podem sobreviver em ambientes extremos, como fontes termais e ambientes salinos, graças a seus processos metabólicos exclusivos.
  • As bactérias podem realizar fermentação, respiração e fotossíntese, enquanto as arqueas não realizam fermentação ou fotossíntese.

Genética

As bactérias e as arqueas têm diferenças genéticas significativas.

  • O DNA das arqueas é organizado em histonas, assim como o DNA das células eucarióticas, enquanto o DNA das bactérias não é.
  • As bactérias têm um único cromossomo circular, enquanto as arqueas podem ter vários cromossomos circulares ou lineares.
  • A transferência de genes entre bactérias ocorre principalmente por conjugação, transdução e transformação, enquanto a transferência de genes entre arqueas ocorre por meio de um processo chamado transfecção.

Ecologia

As bactérias e as arqueas diferem em sua ecologia e distribuição geográfica.

  • As bactérias são encontradas em praticamente todos os habitats do planeta, incluindo solo, água, ar e corpos de seres vivos.
  • As arqueas são encontradas em ambientes extremos, como fontes termais, ambientes salinos, sedimentos oceânicos profundos e ambientes subterrâneos.
  • As arqueas são importantes para a ciclagem de nutrientes, a produção de metano e a decomposição de matéria orgânica em ambientes anaeróbicos.

Conclusão

Embora as bactérias e as arqueas sejam ambos microrganismos, elas apresentam diferenças significativas em sua estrutura celular, metabolismo, genética e ecologia. Compreender essas diferenças é fundamental para a pesquisa científica e para o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. As bactérias e as arqueas são perigosas para os seres humanos?

Nem todas as bactérias e arqueas são perigosas para os seres humanos. De fato, muitas bactérias são benéficas e essenciais para a saúde humana, como as bactérias que habitam o intestino humano e ajudam na digestão. No entanto, algumas bactérias e arqueas podem causar doenças graves em humanos, como a Escherichia coli e a Salmonella.

2. As bactérias e as arqueas são utilizadas em aplicações biotecnológicas?

Sim, tanto as bactérias quanto as arqueas são utilizadas em diversas aplicações biotecnológicas. As bactérias são usadas para produzir alimentos, medicamentos, biocombustíveis e produtos químicos, enquanto as arqueas são usadas para produzir enzimas e proteínas com aplicações industriais.

3. As bactérias e as arqueas são afetadas pelo aquecimento global?

Sim, as bactérias e as arqueas são afetadas pelo aquecimento global, assim como todos os outros seres vivos do planeta. O aumento da temperatura pode afetar a distribuição geográfica das bactérias e arqueas e alterar os ecossistemas em que vivem. Além disso, o aquecimento global pode afetar a taxa de decomposição de matéria orgânica por bactérias e arqueas, influenciando o ciclo de nutrientes.

Related video of o que diferencia bactérias de arqueas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait