O Que Acontece Se Tomar Anticoncepcional Estando Grávida

Reza February 16, 2022
É perigoso tomar anticoncepcionais durante a gravidez

O uso de anticoncepcionais é uma prática comum entre mulheres que desejam evitar a gravidez. No entanto, é possível que, mesmo fazendo uso de métodos contraceptivos, uma mulher possa engravidar. E aí surge a dúvida: o que acontece se tomar anticoncepcional estando grávida?

Como funcionam os anticoncepcionais

Antes de responder a essa pergunta, é importante entender como funcionam os anticoncepcionais. Existem diversos métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como pílulas, adesivos, injeções, dispositivos intrauterinos (DIU), entre outros.

A maioria dos anticoncepcionais hormonais, como as pílulas e os adesivos, contém estrogênio e progestina, hormônios que impedem a ovulação. Ou seja, eles impedem que um óvulo seja liberado pelos ovários e chegue até as trompas de falópio, onde poderia ser fecundado pelo espermatozoide.

Além disso, esses hormônios também alteram o muco cervical, tornando-o mais espesso e difícil de atravessar pelo espermatozoide. Eles também alteram o revestimento do útero, tornando-o menos receptivo para a implantação de um óvulo fertilizado.

O que acontece se tomar anticoncepcional estando grávida?

Se uma mulher tomar anticoncepcional estando grávida, o medicamento não terá efeito sobre a gestação. Ou seja, a gravidez não será interrompida ou prejudicada pelo uso do contraceptivo.

No entanto, o uso de anticoncepcionais hormonais durante a gravidez pode trazer alguns riscos para a mãe e para o bebê.

For more information, please click the button below.

Riscos para a mãe

O uso de anticoncepcionais hormonais durante a gravidez pode aumentar o risco de trombose, que é a formação de coágulos sanguíneos. Isso acontece porque os hormônios presentes no contraceptivo podem tornar o sangue mais espesso e dificultar a circulação.

Além disso, o uso de anticoncepcionais hormonais durante a gravidez pode aumentar o risco de complicações na gestação, como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

Riscos para o bebê

O uso de anticoncepcionais hormonais durante a gravidez pode trazer alguns riscos para o desenvolvimento do feto. Isso porque os hormônios presentes no contraceptivo podem atravessar a placenta e afetar o desenvolvimento fetal.

Os riscos para o bebê incluem:

  • Aumento do risco de malformações congênitas, como defeitos cardíacos e fenda palatina;
  • Aumento do risco de parto prematuro;
  • Aumento do risco de baixo peso ao nascer;
  • Aumento do risco de morte fetal.

O que fazer se descobrir que está grávida tomando anticoncepcional

Se uma mulher descobrir que está grávida enquanto faz uso de anticoncepcionais, deve procurar imediatamente um médico para avaliar o melhor curso de ação.

O médico pode recomendar a interrupção do uso do contraceptivo, já que ele não terá mais efeito sobre a gestação. Além disso, o médico pode recomendar exames e avaliações para verificar se há riscos para a mãe e para o bebê.

Conclusão

O uso de anticoncepcionais é uma prática comum entre mulheres que desejam evitar a gravidez. No entanto, é possível que, mesmo fazendo uso de métodos contraceptivos, uma mulher possa engravidar. Se isso acontecer, o uso de anticoncepcionais hormonais durante a gravidez pode trazer alguns riscos para a mãe e para o bebê. Por isso, é importante que a mulher procure imediatamente um médico para avaliar o melhor curso de ação.

FAQs

1. É possível tomar anticoncepcional durante a gravidez?

Sim, é possível tomar anticoncepcional durante a gravidez, mas isso pode trazer alguns riscos para a mãe e para o bebê. Por isso, se uma mulher descobrir que está grávida enquanto faz uso de anticoncepcionais, deve procurar imediatamente um médico para avaliar o melhor curso de ação.

2. O anticoncepcional pode provocar um aborto?

Não, o anticoncepcional não provoca aborto. Os anticoncepcionais hormonais funcionam impedindo a ovulação, tornando o muco cervical mais espesso e alterando o revestimento do útero. Ou seja, eles impedem que um óvulo seja fertilizado e implantado no útero. Se uma mulher já está grávida, o anticoncepcional não terá mais efeito sobre a gestação.

3. O que fazer se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional?

Se uma mulher esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, deve tomar a pílula assim que lembrar e continuar tomando as próximas pílulas no horário habitual. Se a mulher esquecer de tomar a pílula por mais de um dia, deve usar um método contraceptivo de barreira, como preservativo, durante os próximos sete dias. Se a mulher tiver relações sexuais sem proteção durante esse período, pode ser necessário buscar orientação médica.

Related video of o que acontece se tomar anticoncepcional estando grávida

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait