O Que Acontece Se Marcar Duas Alternativas No Enem?

Reza September 15, 2021
Função Quadrática Enem Questão 167 Resolvida de Duas Formas Enem 2017

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das principais formas de ingresso em universidades e instituições de ensino superior no Brasil. Ele é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos do Ensino Médio.

Uma das dúvidas mais comuns entre os participantes do Enem é o que acontece se marcar duas alternativas para uma mesma questão. Ao longo deste texto, vamos explicar em detalhes as consequências dessa ação.

As consequências de marcar duas alternativas no Enem

Quando um participante marca duas alternativas para uma mesma questão no Enem, ele está cometendo o que é chamado de “chute duplo”. Essa prática é desaconselhada pelos responsáveis pela prova, pois diminui as chances de acerto do candidato e pode prejudicar o seu desempenho geral.

No Enem, cada questão tem apenas uma alternativa correta. Portanto, se o participante marca duas opções, ele está automaticamente anulando a sua resposta, mesmo que uma das alternativas seja a correta.

Além disso, o Enem utiliza o sistema de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item), que leva em consideração não apenas o número de acertos do candidato, mas também a dificuldade de cada questão. Dessa forma, marcar duas alternativas para uma mesma questão pode resultar em uma pontuação ainda menor do que se o participante tivesse deixado a questão em branco.

O que fazer em caso de marcação dupla?

Se o participante perceber que marcou duas alternativas para uma mesma questão, a recomendação é que ele tente apagar a marcação o quanto antes. No entanto, é importante lembrar que o Enem utiliza uma folha de resposta com leitura óptica, o que significa que as marcações devem ser feitas com caneta preta de material transparente. Portanto, caso o candidato não consiga apagar a marcação, a melhor opção é deixar a questão em branco.

For more information, please click the button below.

É importante ressaltar que o Enem não permite o uso de corretivo ou de qualquer outro tipo de material para apagar as marcações. Além disso, rasuras ou marcações fora do campo indicado podem prejudicar a leitura da folha de resposta e comprometer a correção do gabarito.

Qual é a pontuação mínima no Enem?

Não existe uma pontuação mínima no Enem, pois a nota final é calculada de acordo com o desempenho do candidato em relação à média geral dos participantes. A nota do Enem é composta por cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação.

Cada área é avaliada separadamente, e a pontuação máxima em cada uma delas é de 1.000 pontos. A nota final do candidato é a média aritmética simples das pontuações obtidas em cada uma das áreas, incluindo a redação, que tem peso maior no cálculo da nota final.

Qual é o peso da redação no Enem?

A redação é uma das partes mais importantes do Enem e tem um peso maior no cálculo da nota final do candidato. Ela é avaliada por dois corretores independentes, que atribuem uma nota de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências avaliadas.

As competências avaliadas na redação são:

  • Domínio da norma padrão da língua escrita;
  • Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema;
  • Seleção, organização e interpretação de informações;
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
  • Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A nota final da redação é a média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja uma diferença de mais de 100 pontos entre as notas, a redação passa por uma terceira correção, que será utilizada como nota final.

Conclusão

Marcar duas alternativas para uma mesma questão no Enem é uma prática desaconselhada, pois ela anula a resposta e pode prejudicar o desempenho do candidato. Caso isso aconteça, a recomendação é tentar apagar a marcação ou deixar a questão em branco. É importante lembrar que a nota final do Enem é calculada de acordo com o desempenho do candidato em relação à média geral dos participantes e que a redação tem um peso maior no cálculo da nota final.

FAQs

1. Posso marcar mais de uma alternativa se tiver dúvida?

Não é recomendado marcar mais de uma alternativa para uma mesma questão no Enem, mesmo que o participante tenha dúvida. Isso porque a chance de acerto é maior se o candidato tiver certeza em relação à sua resposta.

2. Como é feita a correção do Enem?

O Enem utiliza o sistema de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item), que leva em consideração não apenas o número de acertos do candidato, mas também a dificuldade de cada questão. Dessa forma, a pontuação final do participante é calculada levando em conta o seu desempenho em relação à média geral dos participantes.

3. O Enem é utilizado apenas para ingresso em universidades?

Não. Além de ser uma das principais formas de ingresso em universidades e instituições de ensino superior no Brasil, o Enem também pode ser utilizado para obter certificação de conclusão do Ensino Médio, se o participante tiver mais de 18 anos e não tiver concluído essa etapa da educação básica.

Related video of o que acontece se marcar duas alternativas no enem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait