O Que Acontece Se Faltar O Segundo Dia Do Enem

Reza September 30, 2021
O que acontece se faltar no segundo dia do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) e é um dos principais meios de ingresso ao ensino superior no Brasil. A prova é composta por quatro áreas de conhecimento, sendo elas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. O Enem é realizado em dois dias consecutivos, com provas de 45 questões cada e uma redação no segundo dia. Mas, e se o candidato faltar ao segundo dia do Enem? O que acontece?

Consequências imediatas

Se o candidato faltar ao segundo dia do Enem, ele será automaticamente eliminado do exame. Além disso, o candidato também ficará impedido de participar do Enem nos próximos anos, a menos que apresente um motivo de ausência válido e comprovado.

A falta no segundo dia do Enem também impede o candidato de participar de programas do governo federal que utilizam a nota do Enem, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Motivos de ausência válidos

Existem alguns motivos de ausência que são considerados válidos pelo MEC, desde que o candidato apresente a documentação comprobatória. São eles:

  • Acidente de trânsito;
  • Morte na família;
  • Internação hospitalar;
  • Assalto ou furto durante o deslocamento para o local de prova;
  • Problemas de saúde, como doenças contagiosas ou infectocontagiosas;
  • Trabalho no dia da prova, para os casos em que o candidato é trabalhador;
  • Problemas logísticos, como falta de transporte ou enchentes que impeçam o deslocamento do candidato.

Vale lembrar que, mesmo que o candidato apresente um motivo de ausência válido, ele não terá direito a realizar a prova em outra data ou local. Apenas a ausência será justificada, mas o candidato ainda ficará impedido de participar dos programas do governo federal que utilizam a nota do Enem.

Como evitar a ausência no segundo dia do Enem

Para evitar a ausência no segundo dia do Enem, é importante que o candidato se prepare com antecedência e tome algumas medidas preventivas. Algumas dicas são:

For more information, please click the button below.
  • Conhecer o local de prova com antecedência e verificar as rotas de transporte;
  • Chegar ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência;
  • Levar um documento de identificação original e com foto, além do cartão de confirmação de inscrição;
  • Levar caneta esferográfica preta de tubo transparente;
  • Descansar bem na noite anterior à prova;
  • Levar água e lanches leves para consumir durante a prova;
  • Evitar o uso de eletrônicos durante a prova, para não correr o risco de ser eliminado.

Conclusão

A falta no segundo dia do Enem pode ter consequências graves para o candidato, como a eliminação do exame e a impossibilidade de participar de programas do governo federal que utilizam a nota do Enem. Por isso, é importante que o candidato se prepare com antecedência e tome medidas preventivas para evitar a ausência. Caso ocorra algum imprevisto, é fundamental apresentar a documentação comprobatória para justificar a ausência e evitar a perda de direitos.

FAQs

1. Posso realizar a prova em outra data se faltar ao segundo dia do Enem?

Não, mesmo que o candidato apresente um motivo de ausência válido, ele não terá direito a realizar a prova em outra data ou local. Apenas a ausência será justificada, mas o candidato ainda ficará impedido de participar dos programas do governo federal que utilizam a nota do Enem.

2. Posso entrar na sala de prova sem o cartão de confirmação de inscrição?

Não, o cartão de confirmação de inscrição é obrigatório para a entrada na sala de prova. Nele constam informações importantes, como o local de prova, o número da sala e o horário de início da prova.

3. Posso utilizar qualquer caneta para realizar a prova do Enem?

Não, é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta de tubo transparente para realizar a prova do Enem. O uso de outro tipo de caneta pode levar à eliminação do candidato.

Related video of o que acontece se faltar o segundo dia do enem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait