O Que Acontece Com Quem Adorar Imagem?

Reza November 11, 2021
Bia Sueira Qual a forma certa de adorar a Deus?

Essa é uma questão muito debatida, principalmente entre os fiéis das religiões que fazem uso de imagens em seus rituais de adoração. A resposta pode variar de acordo com a crença de cada indivíduo, mas aqui vamos abordar as visões de algumas religiões e correntes de pensamento sobre o tema.

Visão do cristianismo

No cristianismo, a adoração de imagens é condenada pela maioria das denominações, especialmente por aquelas que seguem a tradição protestante. Para estas, a veneração de imagens é considerada uma forma de idolatria, ou seja, a adoração de algo que não seja Deus. As razões para essa condenação estão baseadas em passagens bíblicas como Êxodo 20:4-5, que diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”.

No entanto, algumas denominações cristãs, como a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, fazem uso de imagens em seus rituais e consideram a veneração de imagens como uma forma de honrar os santos e a Deus. Para essas denominações, a adoração de imagens não é uma forma de idolatria, mas sim um meio de expressar a fé e a devoção. De acordo com a Igreja Católica, por exemplo, a veneração de imagens não é uma adoração, mas sim um ato de respeito e veneração àqueles que foram santos, que foram exemplos de vida cristã e que intercedem por nós junto a Deus.

Visão do islamismo

No islamismo, a adoração de imagens também é condenada. De acordo com o Alcorão, o livro sagrado do islamismo, a adoração de imagens é uma forma de idolatria e é considerada um dos maiores pecados. A razão para essa condenação está baseada na crença de que Deus é único e não deve ser representado por imagens ou ídolos. Segundo a tradição islâmica, os muçulmanos devem adorar somente a Deus, sem a intermediação de santos ou outras figuras religiosas. A adoração de imagens é vista como uma forma de desviar a atenção da verdadeira adoração a Deus.

Visão do budismo

No budismo, a adoração de imagens é comum e é vista como uma forma de meditação e devoção. As imagens são usadas como uma forma de concentrar a mente e alcançar a iluminação. No entanto, para os budistas, as imagens não são vistas como algo sagrado em si mesmas, mas sim como um meio para alcançar a compreensão e a paz interior.

Conclusão

Como podemos ver, a resposta para a pergunta “o que acontece com quem adorar imagem?” pode variar de acordo com a religião ou corrente de pensamento. Para algumas religiões, como o cristianismo e o islamismo, a adoração de imagens é condenada e vista como uma forma de idolatria. Para outras, como o budismo, a adoração de imagens é vista como uma forma legítima de meditação e devoção.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Venerar imagens é o mesmo que adorá-las?

Não necessariamente. Venerar imagens é uma forma de respeito e devoção, enquanto adorá-las implica em considerá-las algo sagrado em si mesmas, o que pode ser visto como uma forma de idolatria.

2. É possível adorar a Deus sem imagens?

Sim, é possível adorar a Deus sem imagens. Muitas religiões, como o islamismo, por exemplo, não fazem uso de imagens em seus rituais de adoração.

3. A condenação da adoração de imagens é uma questão apenas religiosa?

Não necessariamente. A condenação da adoração de imagens pode estar relacionada a questões culturais e históricas, além de questões religiosas. Por exemplo, no passado, a adoração de imagens era vista como uma forma de idolatria e era condenada também por filósofos e pensadores.

Related video of o que acontece com quem adorar imagem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait