O Que Acontece Com Os Resíduos Domésticos Colocados Na Composteira?

Reza April 30, 2021
Compostagem doméstica recicle os seus resíduos orgânicos Green Party

A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica que resulta na formação de um material rico em nutrientes chamado composto. A composteira é um sistema que acelera esse processo, transformando restos de alimentos, folhas, galhos e outros materiais orgânicos em adubo para plantas e jardins.

Como funciona a composteira?

Existem vários tipos de composteiras, mas todas seguem o mesmo princípio básico: fornecer às bactérias e outros microorganismos presentes nos resíduos orgânicos as condições ideais para que eles possam decompor a matéria e produzir composto.

As composteiras podem ser feitas em casa, com materiais simples como caixas de plástico ou madeira, ou podem ser compradas prontas. O importante é que tenham espaço suficiente para os resíduos e sejam ventiladas o suficiente para permitir a entrada de ar.

Para começar a compostagem, os resíduos orgânicos são colocados na composteira em camadas alternadas com materiais secos, como folhas secas, serragem ou palha. Adicionar terra ou composto pronto também pode ajudar a acelerar o processo.

É importante manter a composteira úmida, mas não encharcada, e misturar os materiais regularmente para garantir uma decomposição uniforme. Em algumas semanas ou meses, dependendo das condições climáticas e do tipo de resíduos, o composto estará pronto para ser usado como adubo.

Quais os benefícios da compostagem?

A compostagem tem vários benefícios ambientais, econômicos e sociais:

For more information, please click the button below.
  • Redução do volume de resíduos enviados para aterros sanitários;
  • Redução das emissões de gases de efeito estufa produzidos pelo transporte e disposição dos resíduos orgânicos;
  • Produção de um adubo natural e rico em nutrientes, que pode ser usado em jardins, plantações e hortas;
  • Economia de dinheiro na compra de adubos químicos;
  • Promoção da educação ambiental e da consciência ecológica.

Quais os resíduos domésticos podem ser colocados na composteira?

A maioria dos resíduos orgânicos pode ser compostada, incluindo:

  • Cascas de frutas e legumes;
  • Folhas e galhos;
  • Café e filtro de papel;
  • Chá e saquinho de chá;
  • Cascas de ovos (previamente trituradas);
  • Restos de comida (exceto carne, ossos e gordura).

Alguns resíduos, como carne, ossos, gordura, leite e queijo, não devem ser compostados em composteiras domésticas, pois podem atrair animais indesejados ou causar odores desagradáveis.

Como evitar problemas com a composteira?

Para evitar problemas com a composteira, é importante seguir algumas recomendações:

  • Não colocar na composteira materiais que não sejam orgânicos, como plásticos, metais, vidros ou produtos químicos;
  • Não colocar na composteira resíduos que possam atrair animais, como carne, ossos, gordura ou leite;
  • Manter a composteira úmida, mas não encharcada;
  • Misturar os materiais regularmente para garantir uma decomposição uniforme;
  • Evitar colocar na composteira materiais que possam demorar muito tempo para se decompor, como galhos grossos ou folhas de palmeira;
  • Evitar colocar na composteira materiais que possam causar odores desagradáveis, como restos de alimentos muito temperados ou estragados.

Conclusão

A compostagem é uma forma simples e eficaz de transformar resíduos orgânicos em adubo natural e reduzir a quantidade de lixo enviada para aterros sanitários. Ao colocar os resíduos domésticos na composteira, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a promoção da sustentabilidade.

FAQs

1. Posso colocar papel na composteira?

Sim, papel pode ser colocado na composteira, desde que seja papel sem revestimento, como papel de jornal, papelão ou papel de escrita. Papel com revestimento, como papel fotográfico ou papel plastificado, não pode ser compostado.

2. Como saber se o composto está pronto?

Um composto pronto tem aparência de terra escura e cheira a terra úmida. Se ainda houver pedaços de resíduos orgânicos visíveis, significa que ainda não está pronto para ser usado como adubo.

3. Posso usar o composto em qualquer planta?

Sim, o composto pode ser usado em qualquer planta, mas é importante não exagerar na quantidade, para evitar o excesso de nutrientes e o acúmulo de sais no solo. O ideal é misturar o composto com terra ou areia antes de usar.

Related video of o que acontece com os resíduos domésticos colocados na composteira

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait