O Processamento De Antígenos Ocorre Através De Duas Diferentes Vias

Reza August 6, 2021
RESPOSTA AO ANTÍGENO PROCESSAMENTO E APRESENTAÇÃO RESTRIÇÃO AO MHC E

Antígenos são substâncias que podem ser reconhecidas pelo sistema imunológico como estranhas e, assim, desencadear uma resposta imune. O processamento desses antígenos é essencial para que o sistema imunológico possa identificá-los e, consequentemente, combatê-los. Existem duas vias principais de processamento de antígenos: a via endógena e a via exógena.

Via Endógena

A via endógena de processamento de antígenos ocorre em células que já possuem o antígeno em seu interior, geralmente células infectadas por vírus. Nesse processo, as proteínas virais são quebradas em pequenos fragmentos dentro da célula e são transportadas para o retículo endoplasmático, onde encontram moléculas de MHC (Complexo de Histocompatibilidade Principal). Essas moléculas se ligam aos fragmentos de proteínas virais e, em seguida, são transportadas para a superfície da célula infectada.

Na superfície da célula, as moléculas de MHC com os fragmentos de proteína virais são reconhecidas pelos linfócitos T CD8+ (também conhecidos como células T citotóxicas). Essas células T reconhecem as moléculas de MHC e os fragmentos de proteína viral como estranhos e, em resposta, produzem citocinas e matam as células infectadas. Esse processo é importante para o controle de infecções virais.

Via Exógena

A via exógena de processamento de antígenos ocorre quando as células apresentadoras de antígenos (APCs), como os macrófagos e as células dendríticas, capturam os antígenos presentes no ambiente externo, como bactérias e vírus. Nesse processo, as proteínas dos antígenos são quebradas em pequenos fragmentos dentro das APCs e são transportadas para o interior de vesículas chamadas de endossomos.

No interior dos endossomos, as moléculas de MHC se ligam aos fragmentos de proteínas dos antígenos e, em seguida, são transportadas para a superfície das APCs. Na superfície das APCs, as moléculas de MHC com os fragmentos de proteína dos antígenos são reconhecidas pelos linfócitos T CD4+ (também conhecidos como células T auxiliares). Essas células T reconhecem as moléculas de MHC e os fragmentos de proteína dos antígenos como estranhos e, em resposta, produzem citocinas que ativam outros componentes do sistema imunológico, como os linfócitos B. Esse processo é importante para o controle de infecções bacterianas e parasitárias.

Conclusão

O processamento de antígenos é um processo fundamental para a resposta imune do organismo. As duas vias principais de processamento de antígenos, endógena e exógena, são responsáveis por apresentar os antígenos ao sistema imunológico para que este possa reconhecê-los e combatê-los. O conhecimento dessas vias é importante para o desenvolvimento de vacinas e terapias imunológicas.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Todos os antígenos são processados pelas mesmas vias?

Não. O processamento de antígenos pode variar de acordo com o tipo de antígeno e a célula que o apresenta. Por exemplo, os antígenos de células infectadas por vírus são processados pela via endógena, enquanto os antígenos de bactérias são processados pela via exógena.

2. O que são células T CD8+ e CD4+?

As células T CD8+ são células T citotóxicas que reconhecem as moléculas de MHC com os fragmentos de proteína viral nas células infectadas por vírus e produzem citocinas e matam essas células. Já as células T CD4+ são células T auxiliares que reconhecem as moléculas de MHC com os fragmentos de proteína dos antígenos nas APCs e produzem citocinas que ativam outros componentes do sistema imunológico.

3. Como o conhecimento das vias de processamento de antígenos pode ser utilizado no desenvolvimento de vacinas?

O conhecimento das vias de processamento de antígenos pode ser utilizado para o desenvolvimento de vacinas que mimetizam a apresentação dos antígenos pelas células do sistema imunológico. Por exemplo, uma vacina pode ser desenvolvida para apresentar antígenos através da via endógena, como acontece durante uma infecção viral natural, para induzir uma resposta imune mais eficiente.

Related video of o processamento de antígenos ocorre através de duas diferentes vias

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait