O Número De Elétrons Do Cátion X2+

Reza September 17, 2022
A quantidade de elétrons que o cátion bivalente X 2+ apresenta é igual

Introdução

Quando um elemento químico perde um ou mais elétrons, ele se torna um cátion. O número de elétrons em um cátion é diferente do número de elétrons em um átomo neutro do mesmo elemento. No caso do cátion X2+, precisamos determinar quantos elétrons ele possui.

O que é um cátion?

Um cátion é um íon carregado positivamente que é formado quando um átomo perde elétrons. Isso ocorre porque os elétrons têm carga negativa e, quando eles são removidos de um átomo, a carga total do átomo se torna positiva. O número de elétrons que um átomo perde para se tornar um cátion depende da sua configuração eletrônica.

O que é o número de oxidação?

O número de oxidação é um número que indica o número de elétrons que um átomo ganha ou perde quando se combina com outro átomo. Para determinar o número de oxidação de um elemento em um composto, é necessário levar em consideração as regras estabelecidas pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).

Como determinar o número de elétrons do cátion X2+?

Para determinar o número de elétrons do cátion X2+, precisamos primeiro determinar o número de elétrons que o átomo neutro do elemento X possui. Isso pode ser feito a partir da sua posição na tabela periódica, que nos informa o número atômico. O número atômico é o número de prótons que um átomo possui em seu núcleo. Como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Portanto, um átomo neutro de X terá um número de elétrons igual ao seu número atômico. Por exemplo, se X for o elemento cálcio (Ca), que tem um número atômico de 20, um átomo neutro de cálcio terá 20 elétrons. Para se tornar um cátion Ca2+, o átomo de cálcio deve perder 2 elétrons, deixando-o com um total de 18 elétrons. Assim, o número de elétrons do cátion X2+ será igual ao número de elétrons do átomo neutro de X, menos 2 elétrons perdidos. Portanto, se X for um elemento genérico, o número de elétrons do cátion X2+ será igual a: Número de elétrons do cátion X2+ = Número de elétrons do átomo neutro de X – 2 elétrons

Conclusão

Em resumo, o número de elétrons do cátion X2+ é igual ao número de elétrons do átomo neutro de X, menos 2 elétrons. Isso ocorre porque um cátion é formado quando um átomo perde elétrons, e o número de elétrons que um átomo perde para se tornar um cátion depende da sua configuração eletrônica e do número de oxidação.

FAQs

1. O que é um cátion?

Um cátion é um íon carregado positivamente que é formado quando um átomo perde elétrons.

For more information, please click the button below.

2. Como determinar o número de elétrons do átomo neutro?

O número de elétrons do átomo neutro é igual ao número atômico do elemento.

3. Por que o cátion X2+ perde 2 elétrons?

O cátion X2+ perde 2 elétrons porque o número de oxidação do elemento X é +2. Isso significa que o elemento X precisa perder 2 elétrons para se tornar um cátion com carga +2.

Related video of o número de eletrons do cation x2+

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait