O Homem Que Descobriu O Infinito

Reza March 17, 2023
The Man Who Knew Infinity DVD Release Date August 23, 2016

“O Homem que Descobriu o Infinito” é um filme biográfico que conta a história de Srinivasa Ramanujan, um matemático indiano que fez importantes descobertas na área da matemática, mesmo sem ter tido uma formação acadêmica formal. O filme é baseado na biografia do mesmo nome escrita por Robert Kanigel e é dirigido por Matt Brown.

Infância e Educação

Srinivasa Ramanujan nasceu em 22 de dezembro de 1887, em Erode, uma cidade no sul da Índia. Desde cedo, ele mostrou habilidade em matemática, resolvendo problemas complexos de maneira intuitiva. No entanto, ele enfrentou dificuldades em sua educação formal, tendo sido expulso da escola por não se interessar por outras matérias além de matemática.

Ramanujan continuou a estudar matemática por conta própria e trabalhou em empregos modestos para se sustentar. Ele se correspondia com alguns matemáticos indianos, mas foi apenas quando entrou em contato com G.H. Hardy, professor da Universidade de Cambridge, que sua genialidade foi reconhecida.

Contribuições para a Matemática

Ramanujan fez importantes descobertas em áreas como teoria dos números, análise matemática e séries infinitas. Ele desenvolveu várias fórmulas e teoremas que ainda são estudados e aplicados nos dias de hoje.

Uma de suas maiores contribuições foi na área da teoria dos números, onde ele trabalhou em problemas relacionados a números primos. Ele desenvolveu uma fórmula que permitia calcular o número de partições de um número inteiro em termos de somas de números menores.

Ramanujan também trabalhou em séries infinitas, desenvolvendo várias fórmulas que permitem calcular o valor de algumas constantes matemáticas importantes, como π e e. Ele também descobriu várias identidades impressionantes envolvendo essas constantes.

For more information, please click the button below.

Reconhecimento e Legado

Apesar de suas contribuições significativas para a matemática, Ramanujan enfrentou dificuldades em seu reconhecimento. Ele foi inicialmente rejeitado pela comunidade matemática britânica, que não conseguia compreender suas descobertas não convencionais. No entanto, Hardy, um dos maiores matemáticos britânicos da época, reconheceu seu talento e o levou para Cambridge para trabalhar com ele.

Infelizmente, Ramanujan contraiu tuberculose e faleceu em 1920, aos 32 anos de idade. No entanto, seu legado na matemática é enorme e suas descobertas continuam a ser estudadas e aplicadas até os dias de hoje.

Conclusão

“O Homem que Descobriu o Infinito” é uma história inspiradora sobre um homem que superou dificuldades e fez importantes descobertas na matemática. A vida de Srinivasa Ramanujan é um exemplo de como a perseverança e a genialidade podem levar a grandes realizações, mesmo em face de obstáculos aparentemente intransponíveis.

FAQs

1. Quais foram as principais contribuições de Ramanujan para a matemática?

Ramanujan fez importantes descobertas em áreas como teoria dos números, análise matemática e séries infinitas. Ele desenvolveu várias fórmulas e teoremas que ainda são estudados e aplicados nos dias de hoje. Uma de suas maiores contribuições foi na área da teoria dos números, onde ele trabalhou em problemas relacionados a números primos. Ele desenvolveu uma fórmula que permitia calcular o número de partições de um número inteiro em termos de somas de números menores. Ramanujan também trabalhou em séries infinitas, desenvolvendo várias fórmulas que permitem calcular o valor de algumas constantes matemáticas importantes, como π e e. Ele também descobriu várias identidades impressionantes envolvendo essas constantes.

2. Como Ramanujan foi reconhecido pela comunidade matemática?

Ramanujan enfrentou dificuldades em seu reconhecimento. Ele foi inicialmente rejeitado pela comunidade matemática britânica, que não conseguia compreender suas descobertas não convencionais. No entanto, Hardy, um dos maiores matemáticos britânicos da época, reconheceu seu talento e o levou para Cambridge para trabalhar com ele.

3. Qual é o legado de Ramanujan na matemática?

O legado de Ramanujan na matemática é enorme e suas descobertas continuam a ser estudadas e aplicadas até os dias de hoje. Ele fez importantes contribuições em áreas como teoria dos números, análise matemática e séries infinitas. Suas fórmulas e teoremas são ainda utilizados em pesquisas avançadas em matemática e em outras áreas, como física e engenharia.

Related video of o homem que descobriu o infinito

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait