O Fio Das Missangas Resumo

Reza September 10, 2022
O fio das missangas. Mia Couto à venda Livros, Lisboa CustoJusto.pt

O fio das missangas é um livro de contos escrito pela escritora brasileira Mia Couto, publicado em 2003 pela editora Companhia das Letras. Este livro é composto por 21 contos que são interligados por um fio condutor, que é a história principal que vai se desenrolando ao longo das narrativas.

Enredo

A história principal do livro gira em torno de duas personagens, Tuahir e Rami, que vivem em uma aldeia no interior de Moçambique. Tuahir é um velho contador de histórias que está prestes a morrer, enquanto Rami é uma jovem que está grávida e que tem o sonho de se tornar uma contadora de histórias.

Ao longo dos contos, vão sendo apresentadas diversas personagens e situações que vão se relacionando com a história principal. São histórias que falam de amor, morte, tradição, modernidade, guerra e paz. São histórias que se passam em diferentes lugares e tempos, mas que têm em comum a cultura moçambicana e a habilidade narrativa de Mia Couto.

Personagens

Algumas das personagens mais marcantes do livro são:

  • Tuahir: velho contador de histórias que está prestes a morrer;
  • Rami: jovem que sonha em se tornar uma contadora de histórias;
  • Vovó Gertrudes: anciã que é a guardiã da tradição oral da aldeia;
  • Gito: jovem que é apaixonado por Rami;
  • Chacona: mulher que se disfarça de homem para lutar na guerra;
  • Salim: homem que fica preso em uma mina e tem uma experiência transcendental.

Temas

Algumas das temáticas mais presentes no livro são:

  • A tradição oral africana;
  • A relação entre tradição e modernidade;
  • A guerra e a paz;
  • O amor e a morte;
  • A busca por sentido e transcendência.

Análise

O fio das missangas é um livro que se destaca pela sua habilidade narrativa e pela sua riqueza temática. Mia Couto consegue criar personagens e situações que são universais, mas que ao mesmo tempo têm uma forte ancoragem na cultura moçambicana. É uma literatura que fala de um lugar específico, mas que tem um alcance global.

For more information, please click the button below.

O livro também é marcado por uma forte presença do oralismo. As histórias são contadas de forma a criar uma atmosfera de tradição oral, como se estivéssemos ouvindo um velho contador de histórias. É uma literatura que valoriza a oralidade e a tradição, em um mundo cada vez mais marcado pela tecnologia e pela escrita.

Outro aspecto importante do livro é a forma como ele aborda a relação entre tradição e modernidade. Mia Couto mostra que essas duas forças não precisam ser incompatíveis, e que é possível conciliar a valorização do passado com a busca por um futuro melhor. É uma mensagem importante em um mundo cada vez mais polarizado entre o tradicionalismo conservador e o progressismo acelerado.

Conclusão

O fio das missangas é um livro que vale a pena ser lido por todos aqueles que apreciam a boa literatura. É uma obra que consegue capturar a essência da cultura moçambicana, mas que ao mesmo tempo fala de temas universais como o amor, a morte e a busca por sentido. É um livro que valoriza a tradição oral, mas que ao mesmo tempo é profundamente contemporâneo. Em resumo, é um livro que nos faz refletir sobre o que é ser humano e sobre o que é a vida.

FAQ

1. Quais são os contos mais marcantes do livro?

Isso é uma questão pessoal, já que cada leitor pode ter uma percepção diferente. Alguns dos contos que costumam ser mais citados como marcantes são “A Mulher que Tinha asas”, “O Cais do Sodré”, “O Coração de um Caçador”, “O Fio das Missangas” e “O Homem que Vendeu a Sua Terra”.

2. O livro é difícil de entender?

O livro pode ser um pouco desafiador para quem não está acostumado com a literatura de Mia Couto ou com a cultura moçambicana. Mas, no geral, é uma leitura acessível e fluída, que consegue prender a atenção do leitor.

3. O livro é indicado para quem gosta de literatura africana?

Com certeza. O fio das missangas é uma das obras mais conhecidas e importantes da literatura moçambicana, e é uma boa porta de entrada para quem quer conhecer mais sobre a literatura africana em geral.

Related video of o fio das missangas resumo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait