O Filo Porifera É Representado Pelas Esponjas

Reza April 20, 2021
PORFEROS E CELENTERADOS FILO PORIFERA Constitudo pelas esponjas

O Filo Porifera é um grupo de animais aquáticos, também conhecidos como esponjas. Este filo é constituído por animais sésseis, que vivem fixados em substratos marinhos, como rochas, corais e algas. As esponjas são consideradas os animais mais primitivos, sendo os únicos animais que não possuem tecidos verdadeiros. Além disso, são animais filtradores, que se alimentam de partículas orgânicas presentes na água.

Características das esponjas

As esponjas apresentam diversas características que as diferenciam de outros animais, como:

  • Não possuem tecidos verdadeiros;
  • Não apresentam órgãos internos;
  • São animais filtradores;
  • Apresentam uma grande capacidade de regeneração;
  • São sésseis, ou seja, vivem fixadas em substratos marinhos;
  • Podem apresentar diferentes formas e tamanhos;
  • Apresentam uma grande diversidade de cores e texturas.

Anatomia das esponjas

As esponjas apresentam uma anatomia simples, sem órgãos internos. A sua estrutura é formada por uma camada externa chamada de derme, uma camada intermediária chamada de mesênquima e uma câmara central chamada de átrio, onde a água é filtrada. A água é levada para o átrio através de pequenos poros presentes na derme, é filtrada e sai pela abertura superior da esponja, chamada de ósculo.

Além disso, as esponjas apresentam células especializadas chamadas de coanócitos, que possuem flagelos que se movimentam e geram correntes de água, permitindo a entrada de partículas orgânicas para a esponja se alimentar.

Alimentação das esponjas

As esponjas são animais filtradores, ou seja, se alimentam de partículas orgânicas presentes na água. A água é filtrada através dos poros presentes na derme da esponja, e é levada para a câmara central chamada de átrio. Nesta câmara, as partículas orgânicas são capturadas pelos coanócitos e são digeridas dentro das células da esponja.

Reprodução das esponjas

As esponjas podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada. Na reprodução sexuada, os espermatozoides são liberados na água e são levados até as células reprodutoras femininas presentes na mesma esponja ou em outra esponja. Já na reprodução assexuada, a esponja pode se reproduzir por brotamento, onde pequenas esponjas se formam a partir da esponja mãe.

For more information, please click the button below.

Importância das esponjas

As esponjas são importantes para o ecossistema marinho, pois atuam como filtradores, auxiliando na limpeza da água. Além disso, algumas espécies de esponjas são utilizadas na produção de medicamentos e cosméticos, devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Conclusão

O Filo Porifera é representado pelas esponjas, animais aquáticos que apresentam características únicas, como a falta de tecidos verdadeiros e órgãos internos, além de uma grande capacidade de regeneração. As esponjas são animais filtradores, que se alimentam de partículas orgânicas presentes na água, e são importantes para o ecossistema marinho, auxiliando na limpeza da água. Além disso, algumas espécies de esponjas são utilizadas na produção de medicamentos e cosméticos, devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

FAQs

1. As esponjas são animais primitivos?

Sim, as esponjas são consideradas os animais mais primitivos, sendo os únicos animais que não possuem tecidos verdadeiros.

2. Como as esponjas se reproduzem?

As esponjas podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada. Na reprodução sexuada, os espermatozoides são liberados na água e são levados até as células reprodutoras femininas presentes na mesma esponja ou em outra esponja. Já na reprodução assexuada, a esponja pode se reproduzir por brotamento, onde pequenas esponjas se formam a partir da esponja mãe.

3. As esponjas são importantes para o ecossistema marinho?

Sim, as esponjas são importantes para o ecossistema marinho, pois atuam como filtradores, auxiliando na limpeza da água.

Related video of o filo porifera é representado pelas esponjas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait