O Filho Herda O Tipo Sanguíneo Do Pai

Reza October 24, 2021
4 — (UFRGS 2017) Um casal tem dois filhos. Em relação ao sistema

O tipo sanguíneo é determinado pelos genes herdados dos pais, portanto, a afirmação “o filho herda o tipo sanguíneo do pai” é parcialmente verdadeira. Para entender melhor essa afirmação, é importante entender como o tipo sanguíneo é determinado geneticamente.

Genética do Tipo Sanguíneo

O tipo sanguíneo é determinado por um conjunto de alelos (variantes de genes) localizados em um cromossomo específico, conhecido como cromossomo 9. Existem três alelos principais que determinam o tipo sanguíneo humano: A, B e O.

Cada pessoa herda dois alelos para o tipo sanguíneo, um de cada pai. Esses alelos podem ser A e B, A e O, ou B e O. O alelo A produz uma proteína chamada antígeno A na superfície das células vermelhas do sangue, o alelo B produz o antígeno B, e o alelo O não produz nenhum antígeno.

Além desses alelos principais, existem outros alelos que influenciam o tipo sanguíneo. Por exemplo, o alelo Rh determina se uma pessoa é Rh positivo (tem o antígeno Rh na superfície das células vermelhas do sangue) ou Rh negativo (não tem o antígeno Rh).

Herança do Tipo Sanguíneo

Com base na genética do tipo sanguíneo, podemos entender como o tipo sanguíneo é herdado de pai para filho. Os alelos A e B são codominantes, o que significa que ambos os alelos são expressos igualmente na presença de ambos os alelos. O alelo O é recessivo, o que significa que é expresso apenas na ausência de um alelo A ou B.

Se um pai tem dois alelos A, ele tem tipo sanguíneo A. Se um pai tem dois alelos B, ele tem tipo sanguíneo B. Se um pai tem um alelo A e um alelo B, ele tem tipo sanguíneo AB. Se um pai tem dois alelos O, ele tem tipo sanguíneo O.

For more information, please click the button below.

Quando um pai com tipo sanguíneo A e outro com tipo sanguíneo B têm um filho, há quatro possibilidades para os alelos herdados pelo filho:

  • Alelo A do pai A + alelo B do pai B = tipo sanguíneo AB
  • Alelo A do pai A + alelo O do pai B = tipo sanguíneo A
  • Alelo B do pai B + alelo O do pai A = tipo sanguíneo B
  • Alelo O do pai A + alelo O do pai B = tipo sanguíneo O

Portanto, a afirmação “o filho herda o tipo sanguíneo do pai” é parcialmente verdadeira, pois o filho herda um alelo de cada pai. Se ambos os pais têm o mesmo tipo sanguíneo, o filho terá o mesmo tipo sanguíneo. Se os pais têm tipos sanguíneos diferentes, o tipo sanguíneo do filho dependerá dos alelos herdados de cada pai.

Compatibilidade Sanguínea

O tipo sanguíneo é importante para a compatibilidade sanguínea entre doador e receptor de sangue. Quando uma pessoa recebe uma transfusão de sangue, é importante que o tipo sanguíneo do doador seja compatível com o tipo sanguíneo do receptor, caso contrário, pode ocorrer uma reação transfusional grave.

Por exemplo, uma pessoa com tipo sanguíneo A só pode receber sangue de doadores com tipo sanguíneo A ou O, porque o tipo sanguíneo O não tem antígenos que possam causar uma reação transfusional. Se uma pessoa com tipo sanguíneo A receber sangue de um doador com tipo sanguíneo B, os anticorpos anti-B da pessoa com tipo sanguíneo A atacarão as células vermelhas do sangue do doador, causando uma reação transfusional.

Além da compatibilidade ABO, também é importante considerar a compatibilidade Rh. Uma pessoa Rh positivo pode receber sangue de doadores Rh positivos ou negativos, mas uma pessoa Rh negativo só pode receber sangue de doadores Rh negativos.

Conclusão

Em conclusão, a afirmação “o filho herda o tipo sanguíneo do pai” é parcialmente verdadeira. O tipo sanguíneo é determinado pelos alelos herdados de cada pai, portanto, o tipo sanguíneo do filho depende dos alelos herdados de cada pai. O tipo sanguíneo é importante para a compatibilidade sanguínea entre doador e receptor de sangue e deve ser considerado ao realizar uma transfusão de sangue.

FAQs

1. É possível que um filho tenha um tipo sanguíneo diferente dos pais?

Sim, é possível. O tipo sanguíneo é determinado pelos alelos herdados de cada pai, mas os alelos podem ser diferentes em cada filho. Por exemplo, se um pai com tipo sanguíneo AB e outro pai com tipo sanguíneo O têm dois filhos, cada filho pode herdar alelos diferentes, resultando em diferentes tipos sanguíneos.

2. Por que o tipo sanguíneo é importante para a compatibilidade sanguínea?

O tipo sanguíneo é importante para a compatibilidade sanguínea porque os anticorpos de uma pessoa podem atacar as células vermelhas do sangue de outra pessoa se os tipos sanguíneos não forem compatíveis. Isso pode causar uma reação transfusional grave e potencialmente fatal.

3. O tipo sanguíneo pode mudar ao longo da vida?

Não, o tipo sanguíneo é determinado geneticamente e não muda ao longo da vida. No entanto, as pessoas podem desenvolver anticorpos contra outros tipos sanguíneos se receberem transfusões de sangue ou transplantes de órgãos de doadores com tipos sanguíneos diferentes.

Related video of o filho herda o tipo sanguíneo do pai

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait