O Conteúdo Que Compõem As Fichas Catalográficas Segundo

Reza September 16, 2022
O conteúdo que compõe as fichas catalográficas, segundo Martins(2006

O que são fichas catalográficas?

Fichas catalográficas são pequenos documentos que contêm informações bibliográficas sobre um livro, tese, dissertação ou outro tipo de publicação. Elas são usadas para organizar e facilitar o acesso às informações contidas nas obras, permitindo que os usuários possam localizá-las com mais facilidade em bibliotecas e catálogos online.

Quais informações devem estar presentes nas fichas catalográficas?

De acordo com as normas internacionais de catalogação, as fichas catalográficas devem conter as seguintes informações:

  • Título
  • Nome do autor
  • Nome do tradutor (se houver)
  • Edição
  • Local de publicação
  • Editora
  • Ano de publicação
  • Número de páginas
  • ISBN (International Standard Book Number)
  • Assuntos relacionados ao conteúdo da obra, representados por meio de termos descritores ou palavras-chave

Por que é importante incluir essas informações nas fichas catalográficas?

A inclusão dessas informações é importante porque permite que os usuários possam localizar com mais facilidade as obras nas bibliotecas e catálogos online. Além disso, as informações contidas nas fichas catalográficas são utilizadas para a indexação das obras, ou seja, para a criação de índices e bases de dados bibliográficos. Dessa forma, as fichas catalográficas contribuem para a organização e disseminação do conhecimento.

Como as fichas catalográficas são criadas?

As fichas catalográficas são criadas por bibliotecários ou profissionais da área de catalogação. Eles utilizam as informações contidas no livro ou na publicação para criar uma descrição bibliográfica padronizada, seguindo as normas internacionais de catalogação. As fichas catalográficas podem ser criadas manualmente ou por meio de programas de automação bibliográfica, que facilitam o processo e reduzem o tempo necessário para a criação das fichas.

Quais são os benefícios das fichas catalográficas?

As fichas catalográficas oferecem diversos benefícios, tanto para os usuários quanto para as bibliotecas e instituições de pesquisa. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Facilitam a localização de obras nas bibliotecas e catálogos online
  • Contribuem para a organização e disseminação do conhecimento
  • Permitem a criação de índices e bases de dados bibliográficos
  • Facilitam a pesquisa e o acesso à informação
  • Padronizam a descrição bibliográfica das obras

Conclusão

As fichas catalográficas são documentos importantes para a organização e disseminação do conhecimento. Elas contêm informações bibliográficas padronizadas sobre as obras, permitindo que os usuários possam localizá-las com mais facilidade em bibliotecas e catálogos online. A inclusão das informações corretas nas fichas catalográficas é fundamental para garantir a precisão e a eficiência do sistema de catalogação. Por isso, é importante que as bibliotecas e instituições de pesquisa invistam em profissionais qualificados e em ferramentas de automação bibliográfica para garantir a qualidade das fichas catalográficas.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quais são as normas internacionais de catalogação?

As normas internacionais de catalogação são um conjunto de regras e diretrizes estabelecidas pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) para a descrição bibliográfica de obras. Essas normas são utilizadas em todo o mundo e visam padronizar a descrição bibliográfica e facilitar o acesso à informação.

2. Qual é a diferença entre ficha catalográfica e ficha técnica?

A ficha catalográfica é um documento que contém informações bibliográficas padronizadas sobre uma obra, enquanto a ficha técnica contém informações sobre a produção da obra, como o nome dos editores, designers, fotógrafos, entre outros. A ficha técnica é mais comumente encontrada em obras de arte, fotografia e design.

3. É possível criar fichas catalográficas para obras em outros formatos, como e-books e vídeos?

Sim, é possível criar fichas catalográficas para obras em outros formatos, como e-books e vídeos. No caso dos e-books, as informações bibliográficas podem ser encontradas na página de descrição do livro na loja virtual ou no próprio arquivo do e-book. Já no caso dos vídeos, as informações podem ser encontradas na capa do DVD ou na página de descrição do vídeo em sites de streaming. Em ambos os casos, é importante que as informações sejam padronizadas e sigam as normas internacionais de catalogação.

Related video of o conteudo que compõem as fichas catalograficas segundo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait