O Congresso De Viena Concluído Em 1815 Após A Derrota

Reza January 10, 2022
200 anos do Congresso de Viena 18152015

O Congresso de Viena foi uma conferência que aconteceu entre 1814 e 1815 na cidade de Viena, na Áustria, com o objetivo de reorganizar a Europa após as guerras napoleônicas. A conferência foi convocada pelos vencedores das guerras e contou com a participação de representantes de praticamente todos os países europeus.

Contexto histórico

No final do século XVIII e início do século XIX, a Europa passou por grandes transformações. A Revolução Francesa, que teve início em 1789, questionou a ordem política e social da época e acabou levando à queda do Antigo Regime. A França, liderada por Napoleão Bonaparte, se tornou uma potência continental e acabou entrando em conflito com as demais nações europeias.

As Guerras Napoleônicas foram uma série de conflitos que aconteceram entre 1803 e 1815, envolvendo a França e praticamente todas as nações europeias. A França saiu vitoriosa em diversas batalhas, mas acabou sendo derrotada em 1815 na Batalha de Waterloo, na Bélgica.

Com a derrota de Napoleão, os países vencedores (Reino Unido, Áustria, Prússia e Rússia) convocaram o Congresso de Viena para reorganizar a Europa e evitar novas guerras. A conferência durou cerca de nove meses e contou com a participação de representantes de mais de 200 estados europeus.

Principais objetivos

O principal objetivo do Congresso de Viena era reorganizar a Europa após as Guerras Napoleônicas. Entre os principais objetivos da conferência, podemos destacar:

  • Restauração das monarquias absolutas
  • Equilíbrio de poder entre as nações europeias
  • Restauração das fronteiras pré-revolucionárias
  • Prevenção de novas revoluções e guerras

Decisões tomadas no Congresso de Viena

O Congresso de Viena tomou diversas decisões que tiveram grande impacto na Europa do século XIX. Algumas das principais decisões foram:

For more information, please click the button below.
  • Restauração das monarquias absolutas: o Congresso de Viena tinha como objetivo restaurar as monarquias absolutas que haviam sido derrubadas pela Revolução Francesa. Dessa forma, foram restauradas as monarquias na França, Espanha, Portugal, Nápoles, Sicília e Piemonte-Sardenha.
  • Equilíbrio de poder: o Congresso de Viena procurou estabelecer um equilíbrio de poder entre as nações europeias, de forma a evitar novas guerras. Para isso, foi criada a Santa Aliança, uma aliança entre Rússia, Prússia e Áustria que tinha como objetivo manter a ordem e a estabilidade na Europa.
  • Restauração das fronteiras pré-revolucionárias: o Congresso de Viena procurou restaurar as fronteiras pré-revolucionárias, de forma a evitar conflitos territoriais. Dessa forma, foram reestabelecidas as fronteiras de diversos países, como a França, a Espanha e a Prússia.
  • Prevenção de novas revoluções e guerras: o Congresso de Viena procurou prevenir novas revoluções e guerras, criando uma série de acordos e tratados entre as nações europeias. Entre esses acordos, podemos destacar a Declaração de Paris, que estabeleceu regras para o comércio marítimo, e o Tratado de Aquisgrão, que estabeleceu uma aliança entre França e Prússia.

Consequências do Congresso de Viena

O Congresso de Viena teve diversas consequências para a Europa do século XIX. Algumas das principais consequências foram:

  • Consolidação das monarquias absolutas: o Congresso de Viena foi fundamental para a consolidação das monarquias absolutas na Europa do século XIX. Dessa forma, muitos países europeus passaram a ser governados por monarcas que tinham poderes absolutos.
  • Equilíbrio de poder: o Congresso de Viena estabeleceu um equilíbrio de poder entre as nações europeias que durou por muitas décadas. Esse equilíbrio foi fundamental para evitar novas guerras na Europa até o início do século XX.
  • Estabelecimento de novas fronteiras: o Congresso de Viena estabeleceu as fronteiras de diversos países europeus que perduraram por muitas décadas. Dessa forma, muitas das fronteiras existentes na Europa atual têm origem no Congresso de Viena.
  • Aumento do nacionalismo: o Congresso de Viena aumentou o nacionalismo em muitos países europeus. Isso se deve ao fato de que muitos países tiveram suas fronteiras alteradas e passaram a ser governados por monarcas estrangeiros.

Conclusão

O Congresso de Viena foi uma conferência fundamental para a reorganização da Europa após as Guerras Napoleônicas. A conferência estabeleceu um equilíbrio de poder entre as nações europeias que durou por muitas décadas e foi fundamental para evitar novas guerras. Além disso, o Congresso de Viena teve impacto na consolidação das monarquias absolutas na Europa do século XIX e no aumento do nacionalismo em muitos países europeus.

FAQs

1. Qual foi o objetivo principal do Congresso de Viena?

O objetivo principal do Congresso de Viena era reorganizar a Europa após as Guerras Napoleônicas, restaurando as monarquias absolutas e estabelecendo um equilíbrio de poder entre as nações europeias.

2. Quais foram as principais decisões tomadas no Congresso de Viena?

Algumas das principais decisões tomadas no Congresso de Viena foram a restauração das monarquias absolutas, o estabelecimento de um equilíbrio de poder entre as nações europeias, a restauração das fronteiras pré-revolucionárias e a prevenção de novas revoluções e guerras.

3. Quais foram as consequências do Congresso de Viena?

Algumas das principais consequências do Congresso de Viena foram a consolidação das monarquias absolutas, o estabelecimento de um equilíbrio de poder duradouro entre as nações europeias, o aumento do nacionalismo em muitos países europeus e o estabelecimento de novas fronteiras que perduram até hoje.

Related video of o congresso de viena concluído em 1815 após a derrota

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait