O Composto Denominado Comercialmente Por Aspartame

Reza February 6, 2022
Aspartame, APM, Molecule. Sugar Substitute and E951. Structural

O aspartame é um composto químico artificial utilizado como adoçante em diversos alimentos e bebidas. Ele é conhecido comercialmente por nomes como NutraSweet, Equal e Spoonful, entre outros.

Composição do Aspartame

O aspartame é composto por dois aminoácidos, a fenilalanina e o ácido aspártico, que são unidos por uma ligação peptídica. Ele é cerca de 200 vezes mais doce do que o açúcar comum e é utilizado em algumas bebidas, alimentos, produtos farmacêuticos e suplementos alimentares como um substituto do açúcar em dietas com restrição calórica.

História do Aspartame

O aspartame foi descoberto em 1965 por James Schlatter, um cientista da G.D. Searle & Co. que estava trabalhando em um medicamento para úlceras. Ele acidentalmente percebeu que o composto era doce e, após testes adicionais, descobriu que ele poderia ser utilizado como um adoçante.

A G.D. Searle & Co. submeteu a substância para aprovação do FDA (Food and Drug Administration) dos EUA em 1974, mas a agência não aprovou a substância devido a preocupações com seu potencial de causar câncer em animais de laboratório. Em 1976, a G.D. Searle & Co. realizou novos testes e submeteu novamente o aspartame ao FDA, que aprovou o uso da substância como adoçante em 1981.

Segurança do Aspartame

O aspartame é considerado seguro para consumo humano pela FDA, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). No entanto, algumas pessoas relataram efeitos colaterais após o consumo de aspartame, incluindo dores de cabeça, tonturas, náuseas e outros sintomas. Estudos científicos não encontraram evidências conclusivas de que o aspartame seja a causa desses sintomas em indivíduos saudáveis.

Usos do Aspartame

O aspartame é utilizado como adoçante em uma variedade de alimentos e bebidas, incluindo refrigerantes, sucos de frutas, gomas de mascar, sobremesas, cereais, iogurtes, molhos e condimentos. Ele também é utilizado em produtos farmacêuticos e suplementos alimentares. O aspartame é popular em dietas com restrição calórica, pois é muito mais doce do que o açúcar comum e contém menos calorias.

For more information, please click the button below.

Considerações Finais

O aspartame é um adoçante artificial amplamente utilizado em muitos alimentos e bebidas. Embora seja considerado seguro para consumo humano, algumas pessoas relataram efeitos colaterais após o consumo de aspartame. Estudos científicos não encontraram evidências conclusivas de que o aspartame seja a causa desses sintomas em indivíduos saudáveis. O aspartame é uma opção popular em dietas com restrição calórica, pois é muito mais doce do que o açúcar comum e contém menos calorias.

FAQs

1. O aspartame é seguro para consumo humano?

Sim, o aspartame é considerado seguro para consumo humano pela FDA, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

2. O aspartame causa efeitos colaterais em algumas pessoas?

Algumas pessoas relataram efeitos colaterais após o consumo de aspartame, incluindo dores de cabeça, tonturas, náuseas e outros sintomas. No entanto, estudos científicos não encontraram evidências conclusivas de que o aspartame seja a causa desses sintomas em indivíduos saudáveis.

3. O aspartame é utilizado em quais tipos de alimentos e bebidas?

O aspartame é utilizado como adoçante em uma variedade de alimentos e bebidas, incluindo refrigerantes, sucos de frutas, gomas de mascar, sobremesas, cereais, iogurtes, molhos e condimentos. Ele também é utilizado em produtos farmacêuticos e suplementos alimentares.

Related video of o composto denominado comercialmente por aspartame

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait