O Ácido Etilenodiaminotetracético Conhecido Como Edta

Reza May 6, 2022
Estrutura Química Ácido Etilenodiaminotetracético Edta C10H16N2O8

O ácido etilenodiaminotetracético, ou EDTA, é um composto químico amplamente utilizado em diversos setores, desde a indústria têxtil até a farmacêutica. Sua principal função é atuar como agente quelante, ou seja, sequestrar íons metálicos, o que o torna um importante agente para a remoção de impurezas.

Composição química

O EDTA é um composto orgânico, que consiste em um ácido tetracarboxílico com um grupo amina etilenodiamino (NH2CH2CH2N) na posição 1 e um grupo carboxilato (COO-) na posição 2. Além disso, ele apresenta quatro grupos carboxilato na parte inferior da sua estrutura, o que lhe confere a capacidade de se ligar a cátions metálicos.

Propriedades físicas e químicas

O EDTA é um sólido cristalino branco, solúvel em água e álcool, mas insolúvel em solventes orgânicos. Ele é um composto estável em pH neutro, porém sua estabilidade diminui em pH ácido ou alcalino.

Uma das principais propriedades do EDTA é sua capacidade de se ligar a íons metálicos. Isso ocorre porque os grupos carboxilato da sua estrutura possuem cargas negativas, o que os torna atraentes para os cátions metálicos. Essa capacidade de sequestrar íons metálicos é o que torna o EDTA um importante agente quelante.

Usos do EDTA

O EDTA é utilizado em diversos setores, devido às suas propriedades de sequestrar íons metálicos. Alguns dos principais usos do EDTA são:

Indústria têxtil

O EDTA é utilizado na indústria têxtil como agente de limpeza, para remover impurezas e resíduos de metais dos tecidos.

For more information, please click the button below.

Indústria alimentícia

O EDTA é utilizado na indústria alimentícia como conservante, para prevenir a oxidação de alimentos que contêm metais como ferro e cobre.

Tratamento de água

O EDTA é utilizado no tratamento de água como agente quelante, para remover metais pesados da água.

Farmacologia

O EDTA é utilizado na farmacologia como agente quelante, para remover metais pesados do organismo. Ele também é utilizado em alguns medicamentos, como anticoagulantes e diuréticos.

Análise química

O EDTA é utilizado em análises químicas como agente complexante, para determinar a quantidade de íons metálicos presentes em uma amostra.

Efeitos do EDTA na saúde

O EDTA é considerado seguro quando utilizado em baixas concentrações, porém pode causar efeitos colaterais quando utilizado em quantidades elevadas. Alguns dos efeitos colaterais do EDTA incluem:

  • náusea
  • vômito
  • diarreia
  • dor abdominal
  • queda da pressão arterial
  • problemas renais

O uso prolongado de EDTA também pode levar à deficiência de minerais essenciais, como cálcio, magnésio e zinco, devido à sua capacidade de se ligar a esses metais no organismo. Por esse motivo, o uso de EDTA como suplemento alimentar não é recomendado.

Conclusão

O EDTA é um composto químico amplamente utilizado em diversos setores, devido à sua capacidade de sequestrar íons metálicos. Ele é utilizado desde a indústria têxtil até a farmacologia, e é considerado seguro quando utilizado em baixas concentrações. Porém, seu uso em quantidades elevadas pode causar efeitos colaterais e levar à deficiência de minerais essenciais.

FAQs

1. O EDTA é um composto químico tóxico?

O EDTA é considerado seguro quando utilizado em baixas concentrações, porém pode causar efeitos colaterais quando utilizado em quantidades elevadas.

2. Qual é a principal função do EDTA?

A principal função do EDTA é atuar como agente quelante, ou seja, sequestrar íons metálicos.

3. O EDTA é utilizado em quais setores?

O EDTA é utilizado em diversos setores, desde a indústria têxtil até a farmacologia, para remover impurezas e metais pesados.

Related video of o ácido etilenodiaminotetracético conhecido como edta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait