No Estudo Da Lógica É Necessário Trabalharmos Com Sentenças

Reza August 21, 2022
O que é Lógica? Filosofia Toda Matéria

A lógica é uma disciplina que estuda a validade das inferências. Ela é utilizada em diversas áreas do conhecimento, como a matemática, a filosofia, a ciência da computação, entre outras. Para que possamos estudar a lógica, é necessário trabalharmos com sentenças.

O que são sentenças?

As sentenças são frases declarativas que possuem um valor de verdade. Ou seja, elas podem ser verdadeiras ou falsas. Algumas exemplos de sentenças são:

  • O céu é azul.
  • A Terra gira em torno do Sol.
  • 2 + 2 = 4.

Essas sentenças podem ser classificadas como verdadeiras ou falsas. Por exemplo, a sentença “O céu é azul” é verdadeira em um dia ensolarado, mas pode ser falsa em um dia nublado. Já a sentença “2 + 2 = 4” é sempre verdadeira.

Por que é necessário trabalhar com sentenças na lógica?

Na lógica, trabalhamos com argumentos, que são sequências de sentenças que possuem uma conclusão. Por exemplo:

  • Todas as flores são vermelhas.
  • A rosa é uma flor.
  • Portanto, a rosa é vermelha.

Nesse argumento, as duas primeiras sentenças são as premissas e a última é a conclusão. A lógica estuda se a conclusão segue logicamente das premissas. Para isso, precisamos trabalhar com sentenças que possuem um valor de verdade, para que possamos avaliar a validade das inferências.

Como representar sentenças na lógica?

Na lógica, as sentenças são representadas por proposições, que são símbolos que representam as sentenças em questão. Por exemplo, podemos representar a sentença “O céu é azul” pela proposição p:

For more information, please click the button below.

p: O céu é azul

Da mesma forma, podemos representar a sentença “A Terra gira em torno do Sol” pela proposição q:

q: A Terra gira em torno do Sol

As proposições são utilizadas para construir argumentos na lógica. Por exemplo, podemos construir o seguinte argumento:

  • p: O céu é azul.
  • q: A Terra gira em torno do Sol.
  • r: Todos os planetas do Sistema Solar possuem luas.
  • s: A Lua é um satélite natural da Terra.
  • Portanto, a Lua é um objeto celeste.

Nesse argumento, as proposições p, q, r e s são as premissas e a última proposição é a conclusão. A lógica estuda se a conclusão segue logicamente das premissas.

Conclusão

Em resumo, no estudo da lógica é necessário trabalharmos com sentenças, pois elas são a base para a construção de argumentos na lógica. As sentenças são representadas por proposições, que são símbolos que representam as sentenças em questão. A lógica estuda a validade das inferências, ou seja, se a conclusão segue logicamente das premissas.

FAQs

1. Todas as sentenças podem ser representadas por proposições?

Nem todas as sentenças podem ser representadas por proposições. Por exemplo, sentenças interrogativas, como “Você gosta de pizza?”, não possuem um valor de verdade definido e, portanto, não podem ser representadas por proposições.

2. Qual é a importância da lógica na ciência da computação?

A lógica é fundamental na ciência da computação, pois ela é utilizada para a construção de algoritmos e para a programação de computadores. A lógica é utilizada para a construção de estruturas de decisão e de repetição, que são fundamentais para a programação.

3. Qual é a diferença entre uma proposição e uma sentença?

Uma proposição é um símbolo que representa uma sentença em questão, enquanto uma sentença é uma frase declarativa que possui um valor de verdade. Por exemplo, a sentença “O céu é azul” pode ser representada pela proposição p.

Related video of no estudo da lógica é necessário trabalharmos com sentenças

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait