No Cátodo De Uma Célula De Eletrólise Sempre Ocorre

Reza September 9, 2021
PPT REAÇÕES DE OXIREDUÇÃO PowerPoint Presentation, free download

A eletrólise é um processo que utiliza corrente elétrica para produzir uma reação química. Ela é amplamente utilizada na indústria para produzir metais, cloro, hidrogênio e muitos outros produtos químicos. Durante a eletrólise, a corrente elétrica é aplicada a uma solução contendo íons, fazendo com que eles sejam atraídos para o cátodo ou o ânodo. O processo de eletrólise pode ser dividido em duas partes: oxidação no ânodo e redução no cátodo.

O que é o cátodo?

O cátodo é o eletrodo negativo em uma célula eletrolítica. Durante a eletrólise, os íons positivos são atraídos para o cátodo. Quando um íon positivo alcança o cátodo, ele ganha elétrons e é reduzido. O cátodo é, portanto, o local onde ocorre a redução. A redução é o processo pelo qual um átomo ou íon ganha elétrons, o que resulta em uma diminuição em sua carga.

O que ocorre no cátodo durante a eletrólise?

No cátodo, ocorre a redução dos íons. Durante a redução, os elétrons são transferidos do eletrodo para o íon. Como resultado, o íon ganha elétrons e sua carga diminui. O que ocorre no cátodo depende do tipo de íon presente na solução e da reação química que está sendo realizada. Por exemplo, se a solução contiver íons de hidrogênio, durante a eletrólise, eles serão reduzidos a hidrogênio gasoso. Se a solução contiver íons de metal, o metal será depositado no cátodo como um revestimento metálico.

Por que a eletrólise é importante?

A eletrólise é importante porque é um processo que permite produzir produtos químicos de forma eficiente e em grande escala. Ela é amplamente utilizada na indústria para produzir metais, cloro, hidrogênio e muitos outros produtos químicos. Além disso, a eletrólise é usada para purificar metais, remover impurezas de soluções e até mesmo para a produção de baterias.

Quais são os tipos de células de eletrólise?

Existem dois tipos de células de eletrólise: células de eletrólise de membrana e células de eletrólise de sal fundido.

Células de eletrólise de membrana

As células de eletrólise de membrana são usadas para produzir hidrogênio e cloro a partir de soluções salinas. Elas são compostas por um compartimento de cátodo e um compartimento de ânodo separados por uma membrana seletiva de íons. Quando a corrente elétrica é aplicada, os íons são atraídos para seus respectivos compartimentos. No compartimento de cátodo, ocorre a redução do cloreto de hidrogênio, produzindo hidrogênio gasoso. No compartimento de ânodo, ocorre a oxidação do cloreto de sódio, produzindo cloro gasoso.

For more information, please click the button below.

Células de eletrólise de sal fundido

As células de eletrólise de sal fundido são usadas para produzir metais e ligas metálicas. Elas são compostas por um recipiente de sal fundido que contém o metal a ser produzido. Dois eletrodos são inseridos no sal fundido e uma corrente elétrica é aplicada. O metal é depositado no cátodo como um revestimento metálico. O oxigênio é produzido no ânodo, onde ocorre a oxidação do óxido presente no sal fundido.

Conclusão

No cátodo de uma célula de eletrólise, sempre ocorre a redução dos íons presentes na solução. O que ocorre no cátodo depende do tipo de íon presente na solução e da reação química que está sendo realizada. A eletrólise é um processo importante que permite produzir produtos químicos de forma eficiente e em grande escala. Existem dois tipos principais de células de eletrólise: células de eletrólise de membrana e células de eletrólise de sal fundido.

FAQs

1. Como funciona uma célula de eletrólise?

Uma célula de eletrólise é composta por um cátodo e um ânodo imersos em uma solução contendo íons. Quando uma corrente elétrica é aplicada, os íons são atraídos para seus respectivos eletrodos e sofrem oxidação ou redução, dependendo do tipo de íon. No cátodo, ocorre a redução dos íons, enquanto no ânodo ocorre a oxidação.

2. Como a eletrólise é usada na indústria?

A eletrólise é usada na indústria para produzir metais, cloro, hidrogênio e muitos outros produtos químicos. Ela também é usada para purificar metais, remover impurezas de soluções e produzir baterias.

3. Quais são os tipos de células de eletrólise?

Existem dois tipos principais de células de eletrólise: células de eletrólise de membrana e células de eletrólise de sal fundido. As células de eletrólise de membrana são usadas para produzir hidrogênio e cloro a partir de soluções salinas, enquanto as células de eletrólise de sal fundido são usadas para produzir metais e ligas metálicas.

Related video of no cátodo de uma célula de eletrólise sempre ocorre

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait