Não Vendemos Fiado Por Favor Não Insista

Reza June 13, 2021
Plaquinha de aviso fiado não png Novelty sign, Signs, Novelty

Essa é uma frase bastante comum em alguns estabelecimentos comerciais, principalmente em pequenos comércios de bairro. Ela significa que o estabelecimento não aceita vendas a prazo, ou seja, não vende fiado. Mas por que alguns estabelecimentos optam por não oferecer essa forma de pagamento?

Por que não vender fiado?

São diversas as razões pelas quais alguns estabelecimentos optam por não vender fiado. Algumas delas são:

  • Risco de inadimplência: Quando se vende a prazo, existe o risco de que o cliente não pague pelo produto ou serviço adquirido. Isso pode gerar prejuízos para o estabelecimento, que acabará tendo que arcar com o valor da venda sem receber o pagamento em troca.
  • Dificuldade em controlar as contas: Quando se tem muitos clientes comprando a prazo, fica mais difícil controlar as contas a receber e a pagar do estabelecimento. Isso pode gerar problemas de fluxo de caixa e até mesmo comprometer a saúde financeira do negócio.
  • Não é vantajoso para o cliente: À primeira vista, pode parecer vantajoso para o cliente comprar a prazo. No entanto, é preciso lembrar que, ao comprar a prazo, o cliente acaba pagando juros sobre o valor da compra, o que encarece o produto ou serviço adquirido.

E se o cliente insiste?

Apesar de ser uma prática comum em alguns estabelecimentos, muitos clientes ainda insistem em comprar a prazo, mesmo diante da frase “não vendemos fiado”. Nesses casos, é importante que o comerciante seja firme em sua posição e explique os motivos pelos quais não é possível oferecer essa forma de pagamento.

Além disso, é importante deixar claro que essa não é uma questão pessoal, mas sim uma política do estabelecimento. Dessa forma, o cliente não deve se sentir ofendido ou constrangido com a negativa.

O que fazer para evitar a inadimplência?

Para evitar a inadimplência, é importante que o estabelecimento adote algumas medidas, como:

  • Analisar o histórico de crédito do cliente: Antes de oferecer vendas a prazo, é importante avaliar se o cliente tem um bom histórico de pagamento. Caso contrário, pode ser arriscado conceder crédito a ele.
  • Exigir garantias: Outra forma de evitar a inadimplência é exigir que o cliente deixe alguma garantia, como um cheque ou um bem de valor equivalente ao da compra, até que a dívida seja quitada.
  • Oferecer outras formas de pagamento: Por fim, é importante oferecer outras formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, para facilitar a vida do cliente e evitar que ele se sinta constrangido por não poder comprar a prazo.

Conclusão

Em resumo, a frase “não vendemos fiado por favor não insista” é bastante comum em alguns estabelecimentos comerciais e significa que o estabelecimento não aceita vendas a prazo. Isso se deve a diversos motivos, como o risco de inadimplência, a dificuldade em controlar as contas e o fato de que não é vantajoso para o cliente. Para evitar problemas de inadimplência, é importante que o estabelecimento adote algumas medidas, como analisar o histórico de crédito do cliente, exigir garantias e oferecer outras formas de pagamento.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. É possível negociar a venda a prazo?

Depende do estabelecimento. Alguns comerciantes podem estar dispostos a negociar a venda a prazo em casos específicos, como para clientes antigos e de confiança. No entanto, isso não é uma regra e cabe ao estabelecimento decidir se aceita ou não a venda a prazo.

2. O que fazer em caso de inadimplência?

Em caso de inadimplência, o estabelecimento pode adotar medidas como enviar notificações e cobranças ao cliente, negativar o nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito e, se for o caso, entrar com uma ação judicial para tentar recuperar o valor da dívida.

3. Posso me sentir constrangido ao ser informado de que o estabelecimento não vende fiado?

Não é necessário se sentir constrangido. A frase “não vendemos fiado por favor não insista” é uma política do estabelecimento e não tem relação com o cliente em si. Além disso, existem outras formas de pagamento disponíveis para facilitar a compra.

Related video of não vendemos fiado por favor não insista

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait