"Não Se Assenta Na Roda Dos Escarnecedores"

Reza September 3, 2022
Salmos 11 "Sem Imagens"

Essa expressão é bastante conhecida e provém de um trecho bíblico do livro de Salmos, mais precisamente no Salmo 1:1. Ela significa que não se deve se juntar a pessoas que zombam ou ridicularizam as coisas sagradas ou que têm comportamentos imorais e desrespeitosos.

Origem da expressão

O Salmo 1 é um dos mais conhecidos da bíblia e é considerado um dos Salmos sapienciais, ou seja, que trazem ensinamentos e sabedoria. Ele começa com a frase “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

A expressão “não se assenta na roda dos escarnecedores” faz referência a uma prática comum na época em que o Salmo foi escrito. Naquele tempo, as pessoas se reuniam em rodas para conversar, debater e trocar ideias. No entanto, havia também as rodas de escarnecedores, onde as pessoas zombavam de assuntos sérios e sagrados, faziam piadas de mau gosto e ridicularizavam a moralidade e os bons costumes.

Assim, o Salmo 1:1 aconselha as pessoas a não se juntarem a essas rodas de escarnecedores, pois isso poderia comprometer sua integridade moral e espiritual. Ele incentiva a buscar a companhia de pessoas sábias, justas e piedosas, que possam oferecer orientação e encorajamento em sua caminhada.

Significado da expressão

A expressão “não se assenta na roda dos escarnecedores” tem um significado profundo e atual, apesar de ter sido escrita há milhares de anos. Ela nos alerta para a importância de escolher bem nossas amizades, nossas influências e nossas companhias.

Isso porque as pessoas com quem convivemos têm grande impacto em nossa vida e em nosso caráter. Se estamos cercados de pessoas que zombam da moralidade, da espiritualidade e dos valores éticos, é muito provável que acabemos nos contaminando com essas atitudes e comportamentos.

For more information, please click the button below.

Por outro lado, se buscamos a companhia de pessoas sábias, justas e piedosas, podemos crescer em sabedoria, maturidade e integridade moral. Elas podem nos ajudar a discernir o que é certo e errado, a enfrentar desafios e a crescer em nossa fé e espiritualidade.

Aplicação prática

A expressão “não se assenta na roda dos escarnecedores” tem uma aplicação prática em nossas vidas. Ela nos convida a fazer uma reflexão sobre nossas amizades e nossas influências, e a tomar decisões conscientes sobre com quem queremos nos relacionar.

Algumas dicas para aplicar esse ensinamento em nossas vidas são:

1. Escolha bem suas amizades

Procure se relacionar com pessoas que tenham valores e princípios semelhantes aos seus, que sejam positivas, respeitosas e que busquem o bem comum. Evite se envolver com pessoas que têm comportamentos imorais, desrespeitosos ou que zombam das coisas sagradas.

2. Busque influências positivas

Além das amizades, é importante escolher bem as influências que nos cercam, como os livros que lemos, os filmes e séries que assistimos e os sites que visitamos. Procure se alimentar de conteúdos que enriqueçam sua vida, sua mente e sua espiritualidade.

3. Seja um influenciador positivo

Não se limite a escolher bem suas companhias, mas também seja um influenciador positivo para as pessoas ao seu redor. Procure ser um exemplo de integridade, respeito e bondade, e inspire as pessoas a fazerem o mesmo.

Conclusão

A expressão “não se assenta na roda dos escarnecedores” é um ensinamento valioso que nos convida a refletir sobre nossas amizades, nossas influências e nossos comportamentos. Ela nos incentiva a buscar a companhia de pessoas sábias, justas e piedosas, que possam nos ajudar a crescer em sabedoria, maturidade e espiritualidade.

Ao aplicarmos esse ensinamento em nossas vidas, podemos nos tornar pessoas mais íntegras, respeitosas e positivas, e influenciar positivamente as pessoas ao nosso redor.

FAQs

1. Essa expressão é exclusiva para pessoas religiosas?

Não necessariamente. Embora tenha origem bíblica, a expressão “não se assenta na roda dos escarnecedores” tem um significado que transcende a religião. Ela se aplica a qualquer pessoa que queira cultivar valores éticos, morais e espirituais em sua vida, independentemente de sua crença ou religião.

2. Como identificar se uma pessoa é um “escarnecedor”?

Isso pode ser difícil em alguns casos, pois nem sempre as pessoas se mostram como realmente são. No entanto, algumas atitudes podem ser indicativas de que uma pessoa é um escarnecedor, como:

  • Zombar de assuntos sérios ou sagrados
  • Fazer piadas de mau gosto
  • Ridicularizar a moralidade e os bons costumes
  • Ter comportamentos imorais e desrespeitosos
  • Não respeitar as diferenças e as opiniões alheias

3. E se eu já estiver cercado de pessoas negativas?

Isso pode ser desafiador, mas é possível mudar essa situação. Uma opção é tentar conversar com essas pessoas e mostrar como suas atitudes negativas estão afetando você e o ambiente ao redor. Se elas não estiverem dispostas a mudar, talvez seja necessário se afastar delas e buscar novas companhias mais positivas e construtivas.

Related video of nao se assenta na roda dos escarnecedores

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait