Na Tabela Periódica É Conhecido Pela Letra S

Reza April 15, 2022
Na Tabela Periódica é Conhecido Pela Letra S EDUCA

Na tabela periódica, a letra s se refere aos elementos químicos que possuem elétrons em sua camada de valência distribuídos nos subníveis s. Esses elementos químicos são chamados de elementos representativos do grupo 1 e 2, que são os metais alcalinos e alcalino-terrosos, respectivamente.

Subníveis s

O subnível s é um dos quatro subníveis que compõem a camada eletrônica de um átomo. Esses subníveis são designados pelas letras s, p, d e f. O subnível s é o subnível mais próximo do núcleo atômico e pode armazenar até dois elétrons. Quando a camada de valência de um átomo possui elétrons no subnível s, o átomo é classificado como um elemento do grupo 1 ou 2 na tabela periódica. Isso ocorre porque os elétrons no subnível s são altamente reativos e tendem a se ligar facilmente com outros átomos para formar ligações iônicas ou covalentes.

Grupo 1

O grupo 1 da tabela periódica é composto pelos metais alcalinos, que incluem o lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Todos eles possuem apenas um elétron em sua camada de valência no subnível s, tornando-os altamente reativos e propensos a formar compostos iônicos. Eles são elementos sólidos, macios e altamente condutores de eletricidade e calor. Eles também têm baixo ponto de fusão e ebulição, o que os torna úteis em aplicações como baterias, ligas metálicas, vidros especiais e como agentes redutores em processos químicos.

Grupo 2

O grupo 2 da tabela periódica é composto pelos metais alcalino-terrosos, que incluem o berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra). Todos eles possuem dois elétrons em sua camada de valência no subnível s, tornando-os menos reativos do que os metais alcalinos do grupo 1, mas ainda capazes de formar compostos iônicos com outros átomos. Eles são elementos sólidos, dúcteis, maleáveis e altamente condutores de eletricidade e calor. Eles também têm baixo ponto de fusão e ebulição, o que os torna úteis em aplicações como ligas metálicas, revestimentos de cálcio em alimentos e como agentes redutores em processos químicos.

Conclusão

Em resumo, na tabela periódica, a letra s se refere aos elementos químicos que possuem elétrons em sua camada de valência distribuídos nos subníveis s. Esses elementos são os metais alcalinos e alcalino-terrosos do grupo 1 e 2, respectivamente. Esses elementos têm propriedades químicas semelhantes devido à presença de elétrons altamente reativos em seu subnível s, tornando-os úteis em uma ampla variedade de aplicações industriais e tecnológicas.

FAQs

1. Quais são as propriedades dos metais alcalinos?

Os metais alcalinos são sólidos, macios, altamente condutores de eletricidade e calor, e têm baixo ponto de fusão e ebulição. Eles também têm alta reatividade devido à presença de um elétron em seu subnível s.

For more information, please click the button below.

2. Quais são as propriedades dos metais alcalino-terrosos?

Os metais alcalino-terrosos são sólidos, dúcteis, maleáveis e altamente condutores de eletricidade e calor. Eles têm baixo ponto de fusão e ebulição e são menos reativos do que os metais alcalinos devido à presença de dois elétrons em seu subnível s.

3. Quais são as aplicações dos metais alcalinos e alcalino-terrosos?

Os metais alcalinos e alcalino-terrosos têm uma ampla variedade de aplicações industriais e tecnológicas, incluindo baterias, ligas metálicas, revestimentos de cálcio em alimentos, vidros especiais e como agentes redutores em processos químicos.

Related video of na tabela periódica é conhecido pela letra s

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait