Na Pré-História Encontramos Fases Do Desenvolvimento Humano

Reza March 10, 2022
Os Navegadores Outubro 2012

A pré-história é o período anterior à invenção da escrita, e por isso, não temos registros escritos desse período. A nossa compreensão sobre a pré-história é baseada em estudos arqueológicos, antropológicos e linguísticos. Durante esse período, o desenvolvimento humano passou por diversas fases, que serão explicadas a seguir.

As fases do desenvolvimento humano na pré-história

Paleolítico (2,5 milhões de anos a.C. a 10.000 a.C.)

O Paleolítico é a fase mais antiga da pré-história e é também conhecido como a Idade da Pedra Lascada. Durante esse período, os seres humanos eram nômades e viviam da caça, pesca e coleta de alimentos. A principal ferramenta utilizada era a pedra lascada, que era produzida a partir do lascamento de pedras maiores. Além disso, os seres humanos desse período desenvolveram o fogo, o que permitiu que se aquecessem, cozinhassem alimentos e se protegessem de animais selvagens durante a noite.

Neolítico (10.000 a.C. a 4.000 a.C.)

O Neolítico é a fase em que os seres humanos começaram a se sedentarizar e a desenvolver a agricultura e a criação de animais. A principal ferramenta utilizada nesse período foi a pedra polida, que era utilizada para a construção de casas e monumentos. Além disso, foram desenvolvidas técnicas de tecelagem e cerâmica. Com a sedentarização, as sociedades se tornaram mais complexas e surgiram as primeiras cidades.

Idade dos Metais (4.000 a.C. a 1.500 a.C.)

A Idade dos Metais é a fase em que os seres humanos começaram a utilizar metais na produção de ferramentas e armas. Durante esse período, foram desenvolvidas técnicas de fundição de metais como o cobre, o bronze e o ferro. Com a utilização de metais, as ferramentas ficaram mais resistentes e duráveis, o que aumentou a produtividade da agricultura e da criação de animais. Além disso, foram construídos grandes monumentos como as pirâmides do Egito.

Conclusão

As fases do desenvolvimento humano na pré-história mostram a evolução da humanidade desde os seus primórdios até a utilização de metais. Cada fase apresentou avanços significativos na produção de ferramentas, no desenvolvimento da agricultura e na construção de monumentos. É importante destacar que essas fases não foram lineares e que muitas vezes ocorreram simultaneamente em diferentes regiões do mundo.

FAQs

1. Como sabemos sobre a pré-história se não há registros escritos?

A nossa compreensão sobre a pré-história é baseada em estudos arqueológicos, antropológicos e linguísticos. Os arqueólogos estudam os vestígios deixados pelos seres humanos do passado, como ferramentas, artefatos e monumentos. Os antropólogos estudam as sociedades humanas e suas culturas. E os linguísticos estudam as línguas faladas pelos seres humanos do passado e como elas evoluíram.

For more information, please click the button below.

2. Como os seres humanos sobreviviam na fase Paleolítica?

Os seres humanos do Paleolítico eram nômades e viviam da caça, pesca e coleta de alimentos. Eles utilizavam a pedra lascada como principal ferramenta e desenvolveram o fogo, que permitiu que se aquecessem, cozinhassem alimentos e se protegessem de animais selvagens durante a noite.

3. Como a utilização de metais impactou a vida dos seres humanos na Idade dos Metais?

A utilização de metais na produção de ferramentas e armas aumentou a produtividade da agricultura e da criação de animais. Além disso, as ferramentas ficaram mais resistentes e duráveis, o que permitiu a construção de grandes monumentos como as pirâmides do Egito. A utilização de metais também teve um impacto significativo na vida das sociedades humanas, uma vez que o comércio de metais se tornou uma atividade econômica importante.

Related video of na pré historia encontramos fases do desenvolvimento humano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait