Na Fracao 4 A Separacao Dos Compostos Ocorre Em Temperaturas

Reza April 14, 2022
para separar os componentes do petróleo é utilizada a destilação

Na indústria química, é comum utilizar o processo de destilação para separar misturas de substâncias. Esse processo consiste em aquecer a mistura até que seus componentes atinjam diferentes pontos de ebulição, permitindo que sejam separados em frações, conforme sua temperatura de ebulição. Assim, a fração 4 é aquela em que a separação dos compostos ocorre em temperaturas específicas.

Processo de destilação

A destilação é um processo físico de separação de substâncias baseado nas diferenças de ponto de ebulição dos componentes de uma mistura. Quando uma mistura é aquecida, os componentes com menor ponto de ebulição evaporam primeiro, enquanto os componentes com maior ponto de ebulição permanecem no estado líquido.

Esse processo é utilizado em larga escala na indústria química para separar misturas complexas de substâncias, tais como petróleo, álcool, água e outros líquidos, que possuem diferentes pontos de ebulição. A destilação é um processo importante, pois permite a obtenção de compostos puros e sua utilização em diversos processos industriais.

Frações da destilação

Na destilação, a mistura é aquecida até que os componentes alcancem seus pontos de ebulição e sejam separados em frações. Cada fração contém compostos com pontos de ebulição próximos, o que permite uma separação mais eficiente dos componentes da mistura.

As frações são numeradas de acordo com a temperatura em que os compostos são separados. Assim, a fração 1 é a primeira a ser separada e contém os componentes com menor ponto de ebulição, enquanto a fração 5 é a última e contém os componentes com maior ponto de ebulição. A fração 4, portanto, é a que contém compostos que se separam em temperaturas intermediárias.

Exemplo de frações da destilação do petróleo

O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que são separados por destilação fracionada. A figura abaixo mostra as frações obtidas na destilação do petróleo.

For more information, please click the button below.

Frações da destilação do petróleo

Na destilação do petróleo, a fração 1 é o gás natural, que possui pontos de ebulição muito baixos. A fração 2 é a gasolina, que é utilizada como combustível para automóveis. A fração 3 é o querosene, que é utilizado como combustível para aviões. A fração 4 é o óleo diesel, que é utilizado como combustível para motores de combustão interna. A fração 5 é o óleo lubrificante, que é utilizado em motores e máquinas para reduzir o atrito entre as peças.

Aplicações da fração 4

A fração 4 é uma das mais importantes frações da destilação, pois contém compostos que são utilizados em diversas aplicações industriais. Alguns exemplos de compostos presentes na fração 4 são:

  • Óleo diesel: utilizado como combustível para motores de combustão interna em veículos, geradores de energia, máquinas agrícolas e outras aplicações;
  • Nafta: utilizada como matéria-prima na produção de plásticos, borrachas, tintas e outros produtos químicos;
  • Kerosene: utilizado como combustível para aviões, aquecimento de residências e outras aplicações;
  • Querosene de aviação: utilizado como combustível para motores de aviões;
  • Óleo combustível: utilizado como combustível em caldeiras e fornalhas.

Conclusão

A fração 4 é uma das frações mais importantes da destilação, pois contém compostos que são utilizados em diversas aplicações industriais. A destilação é um processo físico importante para a separação de misturas complexas de substâncias, permitindo a obtenção de compostos puros e sua utilização em diversos processos industriais.

FAQs

1. Quais são os processos de separação de misturas?

Existem vários processos de separação de misturas, tais como destilação, filtração, decantação, centrifugação, cromatografia, entre outros. Cada processo é utilizado de acordo com as propriedades físicas dos componentes da mistura.

2. Qual é a diferença entre destilação simples e destilação fracionada?

A destilação simples é utilizada para separar misturas de líquidos com pontos de ebulição muito diferentes. Já a destilação fracionada é utilizada para separar misturas de líquidos com pontos de ebulição próximos. Na destilação fracionada, os componentes são separados em frações conforme sua temperatura de ebulição.

3. Quais são as aplicações da destilação na indústria química?

A destilação é utilizada na indústria química para separar misturas complexas de substâncias, tais como petróleo, álcool, água e outros líquidos, que possuem diferentes pontos de ebulição. Com isso, é possível obter compostos puros que são utilizados em diversas aplicações industriais, tais como combustíveis, solventes, plásticos, borrachas, tintas, entre outros.

Related video of na fracao 4 a separacao dos compostos ocorre em temperaturas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait