Na Drosophila Melanogaster A Cor Do Corpo

Reza August 28, 2022
Na Drosophila melanogaster, a co do corpo ébano é produzida por um gene

A Drosophila melanogaster, também conhecida como mosca-das-frutas, é um organismo muito utilizado em estudos genéticos. A cor do corpo dessa espécie é determinada por um conjunto de genes que controlam a produção de pigmentos. Neste artigo, vamos explorar como funciona a determinação da cor do corpo da Drosophila melanogaster.

Herança genética

A cor do corpo da Drosophila melanogaster é determinada por um conjunto de genes que controlam a produção de pigmentos. Esses genes são herdados dos pais para os filhos, seguindo as leis da herança genética de Mendel.

Existem dois tipos de pigmentos que são responsáveis pela coloração do corpo da mosca-das-frutas: a melanina e a xantina. A melanina é responsável pela cor preta e a xantina pela cor vermelha.

Genes responsáveis pela cor do corpo

O gene responsável pela cor preta do corpo da Drosophila melanogaster é conhecido como Ebony. Esse gene é responsável pela produção da enzima que sintetiza a melanina.

Já o gene responsável pela cor vermelha do corpo é conhecido como Vermelho. Esse gene é responsável pela produção da enzima que sintetiza a xantina.

Além desses dois genes, existem outros que também estão envolvidos na determinação da cor do corpo da Drosophila melanogaster. São eles:

For more information, please click the button below.
  • Yellow: responsável pela produção de um pigmento amarelo
  • Tan: responsável pela produção de um pigmento marrom
  • Brown: responsável pela produção de um pigmento castanho
  • Scarlet: responsável pela produção de um pigmento vermelho escuro

Interação dos genes

A cor do corpo da Drosophila melanogaster é determinada pela interação dos genes que controlam a produção de pigmentos. Essa interação é complexa e pode variar de acordo com a presença ou ausência de cada um dos genes.

Por exemplo, se um indivíduo herda o gene Ebony de um dos pais e o gene Vermelho do outro, ele terá um corpo escuro. Isso acontece porque a enzima produzida pelo Ebony sintetiza a melanina, que é responsável pela cor preta, e a enzima produzida pelo Vermelho não tem efeito sobre a cor do corpo.

No entanto, se esse mesmo indivíduo herdar o gene Ebony de um dos pais e o gene Yellow do outro, ele terá um corpo amarelo escuro. Isso acontece porque a enzima produzida pelo Ebony sintetiza a melanina, que é responsável pela cor preta, e a enzima produzida pelo Yellow produz um pigmento amarelo.

Fatores ambientais

Além dos genes, fatores ambientais também podem influenciar a cor do corpo da Drosophila melanogaster. Por exemplo, a temperatura e a nutrição podem afetar a expressão dos genes responsáveis pela produção de pigmentos.

Estudos mostram que a temperatura afeta a produção de melanina. Em temperaturas mais baixas, a produção de melanina é maior, o que resulta em moscas com corpos mais escuros. Já em temperaturas mais altas, a produção de melanina é menor, o que resulta em moscas com corpos mais claros.

A nutrição também pode afetar a cor do corpo da Drosophila melanogaster. Por exemplo, moscas que são alimentadas com dietas ricas em carotenoides tendem a ter corpos mais vermelhos, já que os carotenoides são precursores da xantina.

Conclusão

A cor do corpo da Drosophila melanogaster é determinada por um conjunto de genes que controlam a produção de pigmentos. A interação desses genes é complexa e pode variar de acordo com a presença ou ausência de cada um deles. Além disso, fatores ambientais, como a temperatura e a nutrição, também podem influenciar a cor do corpo da mosca-das-frutas.

FAQs

1. Qual é o gene responsável pela cor preta do corpo da Drosophila melanogaster?

O gene responsável pela cor preta do corpo da Drosophila melanogaster é o Ebony. Esse gene é responsável pela produção da enzima que sintetiza a melanina, que é o pigmento responsável pela cor preta.

2. Como os fatores ambientais podem influenciar a cor do corpo da Drosophila melanogaster?

Os fatores ambientais, como a temperatura e a nutrição, podem influenciar a cor do corpo da Drosophila melanogaster. Por exemplo, moscas que são criadas em temperaturas mais baixas tendem a ter corpos mais escuros, já que a produção de melanina é maior nessas condições. Já moscas que são alimentadas com dietas ricas em carotenoides tendem a ter corpos mais vermelhos, já que os carotenoides são precursores da xantina, o pigmento responsável pela cor vermelha.

3. Por que a cor do corpo da Drosophila melanogaster é importante em estudos genéticos?

A cor do corpo da Drosophila melanogaster é importante em estudos genéticos porque é determinada por um conjunto de genes que seguem as leis da herança genética de Mendel. Além disso, a interação desses genes é complexa e pode variar de acordo com a presença ou ausência de cada um deles, o que permite a realização de estudos sobre genética molecular e desenvolvimento embrionário.

Related video of na drosophila melanogaster a cor do corpo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait