Na Configuração Política Da Democracia Grega

Reza October 13, 2022
Rede da Cultura Democracia (25 de Outubro Dia da Democracia)

Na Grécia Antiga, a democracia era uma forma de governo em que o poder estava nas mãos do povo, ou seja, a tomada de decisões era feita pela assembleia popular. No entanto, essa democracia tinha uma configuração política específica que a diferenciava das democracias modernas. Neste artigo, vamos explorar essa configuração política da democracia grega.

Assembleia popular

A assembleia popular era o órgão supremo da democracia grega. Todos os cidadãos (homens livres nascidos na cidade) tinham o direito de participar de suas reuniões, que aconteciam cerca de quatro vezes por mês na Pnyx, uma colina em Atenas. A assembleia tinha poder para tomar decisões sobre questões políticas, econômicas e militares, e seus membros podiam discutir e votar em propostas apresentadas pelos cidadãos.

Os membros da assembleia eram escolhidos por sorteio, e não por eleição. Isso significa que qualquer cidadão poderia ser escolhido para participar da assembleia, independentemente de sua posição social ou política. Além disso, os membros da assembleia não recebiam nenhum tipo de remuneração, o que garantia que apenas aqueles que estavam realmente interessados em participar se envolvessem nas decisões políticas.

Conselho dos Quinhentos

O Conselho dos Quinhentos era outro órgão importante da democracia grega. Composto por quinhentos cidadãos escolhidos por sorteio, o conselho tinha como função principal preparar as propostas que seriam apresentadas à assembleia popular. Os membros do Conselho dos Quinhentos eram escolhidos por um período de um ano, e não podiam ser reeleitos para o cargo.

Além de preparar as propostas, o Conselho dos Quinhentos também tinha responsabilidades administrativas e financeiras. Eles cuidavam da organização das reuniões da assembleia, controlavam as finanças públicas e supervisionavam a construção de edifícios públicos e monumentos.

Tribunais

Os tribunais eram um importante aspecto da democracia grega. Eles eram formados por cidadãos escolhidos por sorteio, e tinham como função julgar casos civis e criminais. Qualquer cidadão poderia apresentar uma queixa ou processo, e os tribunais eram responsáveis por decidir a culpa ou inocência do réu.

For more information, please click the button below.

Os tribunais eram compostos por júris formados por um número variável de membros (dezenas, centenas ou até mesmo milhares). Os júris eram escolhidos por sorteio no dia do julgamento, e tinham o poder de decidir a sentença do réu. As sentenças variavam de multas e penas de prisão até a pena de morte.

Conclusão

A configuração política da democracia grega era bastante diferente da dos sistemas democráticos modernos. A assembleia popular era o órgão supremo, e todos os cidadãos tinham o direito de participar de suas reuniões e votar em propostas. O Conselho dos Quinhentos tinha a função de preparar as propostas e cuidar da administração pública, enquanto os tribunais eram responsáveis por julgar casos civis e criminais.

Apesar de suas diferenças em relação às democracias modernas, a democracia grega é considerada uma das maiores conquistas da civilização ocidental. Ela serviu de inspiração para o desenvolvimento dos sistemas democráticos modernos, e ainda é estudada e admirada por muitos até hoje.

FAQs

1. A democracia grega foi realmente democrática?

Embora a democracia grega tenha sido uma grande conquista, é importante lembrar que ela não era tão democrática quanto parece. Mulheres, escravos e estrangeiros não tinham direito a voto ou participação na política, o que limitava seriamente a participação popular na tomada de decisões.

2. Como eram escolhidos os membros da assembleia popular?

Os membros da assembleia popular eram escolhidos por sorteio. Todos os cidadãos tinham o direito de participar da assembleia, e aqueles que eram escolhidos recebiam uma pequena quantia em dinheiro como compensação pelos seus serviços.

3. Como eram decididas as sentenças nos tribunais?

As sentenças nos tribunais eram decididas pelos júris, que eram escolhidos por sorteio no dia do julgamento. Os júris tinham o poder de decidir a sentença do réu, que poderia variar de multas e penas de prisão até a pena de morte.

Related video of na configuração política da democracia grega

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait