"Na Bncc O Termo Competência É Definido Como A"

Reza October 5, 2021
BNCC Competências Gerais Lauri Cericato Objetivos da educação

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o termo competência é definido como um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores que um indivíduo deve possuir para se tornar um cidadão crítico, autônomo e capaz de atuar de forma efetiva na sociedade.

O que é a BNCC?

A BNCC é um documento elaborado pelo Ministério da Educação que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica no Brasil. Ela define o que os alunos devem aprender em cada etapa da educação básica, ou seja, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

O que são competências na BNCC?

As competências na BNCC são definidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores que os alunos devem desenvolver ao longo de sua formação. Elas estão organizadas em cinco áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais e Ensino Religioso.

Cada área possui competências específicas que os alunos devem desenvolver. Por exemplo, na área de Linguagens, uma das competências é “Compreender, utilizar e criar textos com diferentes funções, para se comunicar, expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e esferas de atuação”. Já na área de Matemática, uma das competências é “Resolver situações-problema, aplicando conceitos, procedimentos e estratégias, desenvolvendo formas de raciocínio e de trabalho em equipe, estabelecendo conexões entre diferentes áreas do conhecimento”.

Qual a importância das competências na BNCC?

As competências na BNCC são importantes porque elas definem o que os alunos devem aprender em cada etapa da educação básica. Elas são fundamentais para que os alunos possam desenvolver as habilidades necessárias para atuar de forma efetiva na sociedade, além de prepará-los para o mercado de trabalho.

Além disso, as competências na BNCC também são importantes porque elas estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são uma agenda global que busca promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, e as competências na BNCC estão alinhadas a essa agenda.

For more information, please click the button below.

Quais são as competências gerais na BNCC?

Além das competências específicas de cada área, a BNCC também define as competências gerais que os alunos devem desenvolver ao longo de sua formação. São elas:

  1. Conhecimento;
  2. Pensamento científico, crítico e criativo;
  3. Repertório cultural;
  4. Comunicação;
  5. Trabalho e projeto de vida;
  6. Colaboração;
  7. Autoconhecimento e autocuidado;
  8. Empatia e cooperação;
  9. Responsabilidade e cidadania.

Como as competências na BNCC são avaliadas?

As competências na BNCC são avaliadas de forma contínua e integrada ao longo de toda a formação do aluno. A avaliação deve considerar tanto os aspectos cognitivos quanto os socioemocionais, e deve ser realizada por meio de diferentes instrumentos, como provas, trabalhos, relatórios e projetos.

Além disso, a BNCC também prevê a avaliação por meio de sistemas de avaliação externa, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conclusão

As competências na BNCC são fundamentais para que os alunos possam desenvolver as habilidades necessárias para atuar de forma efetiva na sociedade. Elas são importantes não apenas para a formação dos indivíduos, mas também para o desenvolvimento sustentável do país e para a promoção da igualdade social.

FAQs

1. Todas as escolas devem seguir a BNCC?

Sim, todas as escolas do Brasil devem seguir a BNCC. Ela é obrigatória para todas as escolas públicas e privadas do país.

2. Como as escolas podem implementar as competências da BNCC?

As escolas podem implementar as competências da BNCC por meio de diferentes estratégias pedagógicas, como projetos interdisciplinares, atividades práticas, uso de tecnologias educacionais, entre outras. É importante que os professores estejam preparados para trabalhar com as competências da BNCC e que haja um planejamento pedagógico que contemple essas competências.

3. As competências da BNCC mudam com o tempo?

As competências da BNCC podem sofrer atualizações e ajustes ao longo do tempo, de acordo com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Por isso, é importante que as escolas estejam sempre atualizadas e atentas às mudanças na BNCC.

Related video of na bncc o termo competência é definido como a

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait