Movimento Artístico Que Exaltava A Tecnologia

Reza August 22, 2021
Futurismo, o movimento artístico que desprezava o passado exaltava o

O movimento artístico que exaltava a tecnologia é conhecido como “Arte Tecnológica”. Esse movimento surgiu na década de 1960 e se estendeu até a década de 1990, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

Características da Arte Tecnológica

A Arte Tecnológica é caracterizada pela utilização de tecnologias e novas mídias, como computadores, projeções de vídeo, realidade virtual, entre outros recursos tecnológicos. A arte tecnológica também é conhecida por ser interdisciplinar, ou seja, ela pode envolver várias áreas do conhecimento, como a física, a engenharia e a informática.

A estética da Arte Tecnológica é marcada pela combinação de elementos tecnológicos com elementos tradicionais da arte, como a pintura e a escultura. Essa mistura de elementos cria uma nova forma de expressão artística, que busca refletir sobre as mudanças sociais e tecnológicas do mundo contemporâneo.

Principais artistas da Arte Tecnológica

A Arte Tecnológica teve vários artistas importantes ao longo de sua história. Abaixo, vamos apresentar alguns dos principais nomes:

  • Nam June Paik: artista sul-coreano considerado o pai da Arte Tecnológica. Ele utilizava televisores e outros aparelhos eletrônicos em suas obras;
  • Bill Viola: artista americano conhecido por suas instalações de vídeo, que exploram temas como a espiritualidade e a consciência humana;
  • Stelarc: artista australiano que utiliza tecnologias para criar obras que investigam as relações entre o corpo humano e a tecnologia;
  • Chris Burden: artista americano que criou obras que exploram a violência e o poder, utilizando tecnologias como câmeras de vídeo e motores elétricos;
  • Lynn Hershman Leeson: artista americana que utiliza tecnologias para criar obras que dialogam com questões de gênero, identidade e privacidade.

Impacto da Arte Tecnológica na sociedade

A Arte Tecnológica teve um grande impacto na sociedade, principalmente por sua capacidade de refletir sobre as mudanças tecnológicas que ocorreram ao longo das últimas décadas. A utilização de tecnologias em obras de arte também ajudou a popularizar e democratizar o acesso à arte, uma vez que muitas dessas obras podem ser reproduzidas e compartilhadas em plataformas digitais.

Além disso, a Arte Tecnológica também influenciou outras áreas do conhecimento, como a ciência e a tecnologia. Muitos artistas da Arte Tecnológica colaboraram com empresas e instituições de pesquisa para desenvolver novas tecnologias e soluções inovadoras.

For more information, please click the button below.

Exemplos de obras de Arte Tecnológica

Abaixo, vamos apresentar alguns exemplos de obras de Arte Tecnológica:

  • “TV Buddha”, de Nam June Paik: uma escultura que apresenta um Buda sentado em frente a uma televisão, que exibe a imagem do próprio Buda;
  • “The Long Now”, de Brian Eno: uma instalação sonora que utiliza um computador para gerar música de forma aleatória;
  • “Third Hand”, de Stelarc: uma prótese robótica que pode ser acionada por meio de impulsos elétricos do próprio corpo;
  • “Shoot”, de Chris Burden: uma performance em que o artista foi baleado no braço com uma arma de fogo;
  • “Cyborg Manifesto”, de Donna Haraway: um texto que propõe uma nova forma de pensar a identidade humana, a partir da fusão entre homem e máquina.

Conclusão

A Arte Tecnológica foi um movimento artístico importante do século XX, que utilizou tecnologias e novas mídias para criar obras de arte interdisciplinares e inovadoras. Esse movimento teve um grande impacto na sociedade, por sua capacidade de refletir sobre as mudanças tecnológicas e suas consequências para a vida humana. Além disso, a Arte Tecnológica também influenciou outras áreas do conhecimento, como a ciência e a tecnologia, e ajudou a popularizar e democratizar o acesso à arte.

FAQs

O que é Arte Tecnológica?

Arte Tecnológica é um movimento artístico que surgiu na década de 1960 e se estendeu até a década de 1990, que utiliza tecnologias e novas mídias para criar obras de arte interdisciplinares e inovadoras.

Quais são as características da Arte Tecnológica?

As características da Arte Tecnológica incluem a utilização de tecnologias e novas mídias, a interdisciplinaridade, a mistura de elementos tecnológicos com elementos tradicionais da arte e a busca por refletir sobre as mudanças sociais e tecnológicas do mundo contemporâneo.

Quais são os principais artistas da Arte Tecnológica?

Alguns dos principais artistas da Arte Tecnológica são Nam June Paik, Bill Viola, Stelarc, Chris Burden e Lynn Hershman Leeson.

Related video of movimento artistico que exaltava a tecnologia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait