Morin 2003 Nos Coloca A Seguinte Questão

Reza April 13, 2022
CAP. 01 EXER. 12 (FuvestSP) Quatro tubos contêm 20 mL de água cada

O sociólogo e filósofo francês Edgar Morin é conhecido por suas contribuições para a área da complexidade. Em seu livro “A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento”, publicado em 2003, Morin coloca uma questão que nos faz refletir sobre a educação e o papel dela na sociedade.

A questão de Morin

A questão colocada por Morin em seu livro é a seguinte: “Como formar pessoas capazes de agir diante de incertezas, de assumir riscos calculados, de pensar em termos de complexidade, de enfrentar situações novas?”.

Essa questão é extremamente relevante nos dias atuais, em que a sociedade está em constante mudança e as incertezas são cada vez mais frequentes. Além disso, as transformações tecnológicas e a globalização têm exigido das pessoas uma capacidade maior de adaptação e de lidar com situações complexas.

A importância da educação

Para Morin, a educação tem um papel fundamental na formação de pessoas capazes de agir diante de incertezas e de enfrentar situações novas. Ele defende que a educação deve ser mais do que a transmissão de conhecimentos técnicos e teóricos. Ela deve ser capaz de desenvolver habilidades e competências que permitam às pessoas lidar com a complexidade do mundo.

Assim, a educação deve ser capaz de formar pessoas que possam:

  • Pensar de forma crítica e reflexiva;
  • Enxergar as relações entre os diferentes conhecimentos e áreas do saber;
  • Desenvolver a capacidade de lidar com o novo e com o imprevisível;
  • Desenvolver a empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro;
  • Desenvolver habilidades sociais e emocionais;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e de colaborar com os outros;
  • Desenvolver a capacidade de lidar com a diversidade e com as diferenças culturais.

A complexidade na educação

Para Morin, a complexidade é um conceito fundamental na educação. Ele defende que a educação deve ser capaz de lidar com a complexidade do mundo e de desenvolver a capacidade dos indivíduos de pensar de forma complexa.

For more information, please click the button below.

Pensar de forma complexa significa ser capaz de enxergar as múltiplas relações e interações que existem entre os diferentes elementos de uma situação. Significa ser capaz de lidar com a incerteza e com a ambiguidade, e de encontrar soluções criativas para os problemas.

Assim, a educação deve ser capaz de desenvolver nos indivíduos a capacidade de:

  • Enxergar as múltiplas relações e interações que existem entre os diferentes elementos de uma situação;
  • Lidar com a incerteza e com a ambiguidade;
  • Encontrar soluções criativas para os problemas;
  • Valorizar a diversidade e a complexidade do mundo;
  • Desenvolver a capacidade de aprender ao longo da vida.

A reforma da educação

Para Morin, a reforma da educação é necessária para que ela possa cumprir esse papel de formar indivíduos capazes de lidar com a complexidade do mundo. Ele defende que a reforma deve ser baseada em uma visão mais holística e integrada do conhecimento, que leve em consideração as múltiplas dimensões da realidade.

Assim, a reforma da educação deve ser capaz de:

  • Promover uma visão mais integrada e holística do conhecimento;
  • Desenvolver a capacidade de pensar de forma complexa;
  • Desenvolver habilidades sociais e emocionais;
  • Valorizar a diversidade e a complexidade do mundo;
  • Promover uma aprendizagem ao longo da vida.

Conclusão

A questão colocada por Morin em seu livro é extremamente relevante nos dias atuais, em que a sociedade está em constante mudança e as incertezas são cada vez mais frequentes. A educação tem um papel fundamental na formação de indivíduos capazes de lidar com a complexidade do mundo, e a reforma da educação é necessária para que ela possa cumprir esse papel.

A reforma da educação deve ser baseada em uma visão mais holística e integrada do conhecimento, que leve em consideração as múltiplas dimensões da realidade. Ela deve ser capaz de desenvolver habilidades e competências que permitam às pessoas lidar com a complexidade do mundo, como a capacidade de pensar de forma complexa, de lidar com a incerteza e com a ambiguidade, de encontrar soluções criativas para os problemas, e de valorizar a diversidade e a complexidade do mundo.

FAQs

O que é a complexidade?

A complexidade é um conceito que se refere à multiplicidade de elementos, relações e interações presentes em um sistema ou em uma situação. Ela está presente em todos os aspectos da vida, desde as relações sociais até os fenômenos naturais.

Por que a complexidade é importante?

A complexidade é importante porque ela nos ajuda a entender a realidade de forma mais completa e integrada. Ela nos permite enxergar as múltiplas relações e interações que existem entre os diferentes elementos de uma situação, e nos ajuda a lidar com a incerteza e com a ambiguidade.

O que é a reforma da educação?

A reforma da educação é um processo de mudança e transformação do sistema educacional. Ela pode envolver mudanças em diferentes aspectos da educação, como o currículo, as metodologias de ensino, a formação dos professores, a estrutura das escolas, entre outros.

Related video of morin 2003 nos coloca a seguinte questão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait