Mas Ou Mais Exercícios 6 Ano

Reza July 26, 2021
IDEIAS DE ATIVIDADES SOBRE MAS E MAIS

Introdução

Ao estudar a língua portuguesa, é comum se deparar com algumas palavras que geram dúvidas quanto à sua grafia e significado. Duas dessas palavras são “mas” e “mais”. Ambas são homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas são escritas de formas diferentes e têm significados distintos. No sexto ano do ensino fundamental, os alunos são introduzidos a essas palavras e precisam aprender a diferenciá-las. Para ajudar nesse processo, é comum encontrar exercícios que abordam o uso correto de “mas” e “mais”. Neste texto, vamos explicar a diferença entre essas palavras e apresentar alguns exemplos de exercícios que podem ser úteis para fixar o conteúdo.

O que é “mas”?

“Mas” é uma conjunção adversativa que indica oposição ou contraste entre ideias. Ela é usada para unir frases ou orações que apresentam sentidos opostos ou diferentes. Exemplos: – Eu queria sair, mas estava chovendo. – Ele estudou bastante, mas não foi aprovado. – Ela é simpática, mas um pouco tímida.

O que é “mais”?

“Mais”, por sua vez, pode ter diversas funções na língua portuguesa. Pode ser um advérbio de intensidade, um pronome indefinido ou uma conjunção aditiva. Vamos ver algumas das principais formas de uso: – Advérbio de intensidade: nesse caso, “mais” é usado para indicar uma intensificação do significado do adjetivo ou advérbio que acompanha. Exemplos: – Ele está mais alto que antes. – Ela canta cada vez mais bem. – Pronome indefinido: “mais” pode ser usado para indicar quantidade indeterminada. Exemplos: – Mais pessoas chegaram à festa. – Preciso de mais tempo para terminar o trabalho. – Conjunção aditiva: nesse caso, “mais” é usado para unir frases ou orações que apresentam ideias semelhantes ou complementares. Exemplos: – Eu gosto de estudar e também de ler mais livros. – Ela é inteligente e também muito bonita.

Exercícios sobre “mas” e “mais” para o sexto ano

A seguir, vamos apresentar alguns exemplos de exercícios que podem ser úteis para os alunos do sexto ano fixarem o uso correto de “mas” e “mais”.

Exercício 1

Complete as frases com “mas” ou “mais”, de acordo com o sentido que se pretende dar: a) Eu gostaria de dormir um pouco __________. b) Ele é bonito, __________ não é muito inteligente. c) Preciso estudar __________ para passar na prova. d) Não gosto de carne, __________ como frango.

Exercício 2

Identifique se as conjunções destacadas nas frases abaixo são “mas” ou “mais”: a) Ele é rico, mas é muito humilde. b) Gosto de estudar mais do que de sair com amigos. c) Não tenho muito dinheiro, mas sou feliz. d) Ela é bonita e também inteligente.

For more information, please click the button below.

Exercício 3

Reescreva as frases abaixo, substituindo “mas” por “mais” ou vice-versa, de acordo com o sentido que se pretende dar: a) Ele é pobre, mas é feliz. b) Preciso estudar mais para aprender. c) Ela é inteligente, mas não é muito simpática. d) Gosto de sair com amigos, mas também gosto de ficar em casa.

Conclusão

O uso correto de “mas” e “mais” é fundamental para a compreensão e produção de textos coerentes e coesos. Por isso, é importante que os alunos do sexto ano pratiquem exercícios que ajudem a fixar o conteúdo. Além dos exemplos apresentados neste texto, existem muitos outros recursos disponíveis, como jogos educativos, atividades online e livros didáticos. O importante é que os estudantes sejam incentivados a explorar esses recursos e a tirar todas as suas dúvidas em relação ao uso de “mas” e “mais”.

FAQs

1. Qual é a diferença entre “mas” e “mais”?

“Mas” é uma conjunção adversativa que indica oposição ou contraste entre ideias. Já “mais” pode ter diversas funções na língua portuguesa, como advérbio de intensidade, pronome indefinido ou conjunção aditiva.

2. Como os alunos do sexto ano podem praticar o uso correto de “mas” e “mais”?

Existem diversas atividades e recursos que podem ajudar os alunos a fixar o conteúdo, como exercícios escritos, jogos educativos, atividades online e livros didáticos.

3. Por que é importante aprender a diferenciar “mas” e “mais”?

O uso correto dessas palavras é fundamental para a compreensão e produção de textos coerentes e coesos. Além disso, erros de ortografia podem prejudicar a comunicação e a interpretação de mensagens.

Related video of mas ou mais exercícios 6 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait