Marx E Engels Discutem Em Suas Obras Alguns Conceitos Importantes

Reza February 9, 2023
Pin em Gravures / Drawings / Designs / Illustrations 02 ⛔

Karl Marx e Friedrich Engels foram dois dos mais importantes filósofos, economistas e sociólogos do século XIX. Juntos, eles escreveram diversas obras que revolucionaram o pensamento social e político da época. Através de seus escritos, Marx e Engels discutem diversos conceitos importantes e fundamentais para a compreensão do mundo contemporâneo.

O conceito de luta de classes

Um dos conceitos mais importantes discutidos por Marx e Engels em suas obras é a luta de classes. Segundo eles, a sociedade é dividida em classes sociais que lutam constantemente entre si pelo poder e pela riqueza. Essa luta é o motor da história e influencia todas as esferas da vida social, política e econômica.

De acordo com Marx e Engels, a luta de classes é o resultado de uma contradição fundamental entre os interesses das classes dominantes e dos trabalhadores. Enquanto os proprietários dos meios de produção buscam aumentar seus lucros, os trabalhadores lutam por melhores condições de trabalho e por uma distribuição mais justa da riqueza.

O conceito de mais-valia

Outro conceito importante discutido por Marx e Engels em suas obras é o de mais-valia. Segundo eles, a mais-valia é a diferença entre o valor produzido pelo trabalhador e o salário que ele recebe. Ou seja, é o lucro gerado pelo trabalho do proletariado que é apropriado pelos proprietários dos meios de produção.

Para Marx e Engels, a mais-valia é a exploração fundamental do capitalismo. Eles argumentam que os trabalhadores são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver, e que a única forma de lucro para os proprietários é pagar aos trabalhadores um salário menor do que o valor que eles produzem. Essa diferença é a mais-valia, que é apropriada pelos proprietários dos meios de produção.

O conceito de materialismo histórico

Além desses conceitos, Marx e Engels também discutem o materialismo histórico em suas obras. Segundo eles, a história é determinada pelas condições materiais em que as pessoas vivem. Ou seja, a economia, a tecnologia e a produção são os principais fatores que moldam a sociedade e a história.

For more information, please click the button below.

De acordo com o materialismo histórico, as mudanças sociais e políticas são resultado de contradições internas na economia e na produção. Essas contradições levam a crises e conflitos, que podem resultar em mudanças revolucionárias na sociedade.

Conclusão

Ao discutir conceitos como luta de classes, mais-valia e materialismo histórico, Marx e Engels ofereceram uma nova perspectiva sobre a sociedade e a história. Sua obra foi fundamental para o desenvolvimento do pensamento socialista e comunista, e teve um impacto significativo nas transformações políticas e sociais do século XX.

Perguntas frequentes

O que é mais-valia?

Mais-valia é a diferença entre o valor produzido pelo trabalhador e o salário que ele recebe. Ou seja, é o lucro gerado pelo trabalho do proletariado que é apropriado pelos proprietários dos meios de produção.

Qual é o conceito de luta de classes?

Luta de classes é a ideia de que a sociedade é dividida em classes sociais que lutam constantemente entre si pelo poder e pela riqueza. Essa luta é o motor da história e influencia todas as esferas da vida social, política e econômica.

O que é o materialismo histórico?

O materialismo histórico é a ideia de que a história é determinada pelas condições materiais em que as pessoas vivem. Ou seja, a economia, a tecnologia e a produção são os principais fatores que moldam a sociedade e a história.

Related video of marx e engels discutem em suas obras alguns conceitos importantes

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait