Mapa Mental: Tipos De Predicado

Reza July 3, 2022
Lingua Minha TIPOS DE PREDICADO

Um predicado é a parte da oração que contém a informação sobre o sujeito. Ele é composto por um verbo e pode ser classificado em dois tipos principais: o predicado nominal e o predicado verbal.

Predicado Nominal

O predicado nominal é aquele que traz informações sobre o sujeito por meio de um predicativo do sujeito. Esse tipo de predicado não apresenta ação e sim uma característica ou estado do sujeito.

Exemplo:

  • João é advogado.
  • O céu está azul.

No primeiro exemplo, o predicado nominal é “advogado”, que é um predicativo do sujeito “João”. Já no segundo exemplo, o predicado nominal é “azul”, que é um predicativo do sujeito “céu”.

Predicado Verbal

O predicado verbal é aquele que traz informações sobre o sujeito por meio de uma ação expressa pelo verbo. Esse tipo de predicado apresenta uma ação que pode ser física ou mental.

Exemplo:

For more information, please click the button below.
  • Eu estudo todos os dias.
  • Ele pensa em viajar nas férias.

No primeiro exemplo, o predicado verbal é “estudo”, que expressa uma ação física realizada pelo sujeito “eu”. Já no segundo exemplo, o predicado verbal é “pensa em viajar”, que expressa uma ação mental realizada pelo sujeito “ele”.

Predicado Verbo-Nominal

O predicado verbo-nominal é aquele que traz informações sobre o sujeito por meio de uma ação expressa pelo verbo e um predicativo do sujeito. Esse tipo de predicado apresenta tanto uma ação quanto uma característica ou estado do sujeito.

Exemplo:

  • Marina ficou feliz com a notícia.
  • As crianças acharam o passeio divertido.

No primeiro exemplo, o predicado verbo-nominal é “ficou feliz”, que expressa tanto uma ação realizada pelo sujeito “Marina” quanto um predicativo do sujeito “feliz”. Já no segundo exemplo, o predicado verbo-nominal é “acharam divertido”, que expressa tanto uma ação realizada pelo sujeito “as crianças” quanto um predicativo do sujeito “divertido”.

Conclusão

Os tipos de predicado são importantes para a compreensão da estrutura da oração e para a correta utilização da linguagem. O predicado nominal traz informações sobre o sujeito por meio de um predicativo do sujeito, o predicado verbal traz informações sobre o sujeito por meio de uma ação expressa pelo verbo e o predicado verbo-nominal traz informações sobre o sujeito por meio de uma ação expressa pelo verbo e um predicativo do sujeito.

FAQs

1. Qual a diferença entre predicado nominal e predicado verbo-nominal?

O predicado nominal traz informações sobre o sujeito por meio de um predicativo do sujeito, enquanto o predicado verbo-nominal traz informações sobre o sujeito por meio de uma ação expressa pelo verbo e um predicativo do sujeito. Ou seja, o predicado verbo-nominal apresenta tanto uma ação quanto uma característica ou estado do sujeito.

2. O que é um predicativo do sujeito?

O predicativo do sujeito é um termo que se refere ou caracteriza o sujeito da oração. Ele pode ser um substantivo, adjetivo, pronome ou locução adjetiva.

3. O que é uma ação mental no predicado verbal?

Uma ação mental no predicado verbal é aquela que expressa um pensamento, uma ideia ou uma opinião do sujeito. Por exemplo: “Eu acho que ela está certa” ou “Ele imagina como seria se pudesse voar”.

Related video of mapa mental tipos de predicado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait