Mapa Mental Sobre Tabela Periódica

Reza November 21, 2022
Mapa Mental divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma ferramenta fundamental para o estudo da química, pois permite aos cientistas organizarem os elementos químicos conhecidos de acordo com suas propriedades físicas e químicas. O objetivo deste mapa mental é apresentar as principais características da tabela periódica e como ela é organizada.

O que é tabela periódica?

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos conhecidos, organizados por ordem crescente de número atômico (número de prótons no núcleo do átomo). Ela é uma ferramenta fundamental para a química, pois permite aos cientistas preverem as propriedades dos elementos e encontrar padrões nas propriedades dos elementos químicos.

Como a tabela periódica é organizada?

A tabela periódica é organizada em linhas horizontais chamadas períodos e colunas verticais chamadas grupos ou famílias. Cada elemento é representado por um símbolo químico, geralmente uma ou duas letras, que representa o nome do elemento.

Os elementos em cada período apresentam uma tendência crescente de número atômico e propriedades químicas semelhantes. Os elementos em cada grupo apresentam propriedades químicas semelhantes e, em geral, possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência, a camada mais externa do átomo.

Grupos ou Famílias na tabela periódica

Existem 18 grupos ou famílias na tabela periódica. Cada grupo é identificado por um número, geralmente de 1 a 18, e um nome.

Grupo 1: Metais Alcalinos

O grupo 1 é composto pelos metais alcalinos, que são altamente reativos e possuem um elétron na camada de valência. Eles são macios, brilhantes e têm baixo ponto de fusão e ebulição. Os metais alcalinos incluem o lítio (Li), o sódio (Na), o potássio (K), o rubídio (Rb), o césio (Cs) e o frâncio (Fr).

For more information, please click the button below.

Grupo 2: Metais Alcalino-Terrosos

O grupo 2 é composto pelos metais alcalino-terrosos, que também são altamente reativos, mas menos do que os metais alcalinos. Eles têm dois elétrons na camada de valência e são mais duros, densos e resistentes do que os metais alcalinos. Os metais alcalino-terrosos incluem o berílio (Be), o magnésio (Mg), o cálcio (Ca), o estrôncio (Sr), o bário (Ba) e o rádio (Ra).

Grupo 3-12: Metais de Transição

Os metais de transição são os elementos do grupo 3 a 12. Eles têm propriedades metálicas típicas, como alta condutividade elétrica e térmica, brilho metálico e ductilidade. Eles têm elétrons na camada de valência, mas não todos na camada mais externa. Os metais de transição incluem o ferro (Fe), o cobre (Cu), o níquel (Ni), o ouro (Au), o zinco (Zn), o titânio (Ti), o vanádio (V), o crômio (Cr), o manganês (Mn) e muitos outros.

Grupo 13: Família do Boro

O grupo 13 é composto pela família do boro, que apresenta um elétron na camada de valência e são menos reativos do que os metais alcalinos e alcalino-terrosos. Eles incluem o boro (B), o alumínio (Al), o gálio (Ga), o índio (In) e o tálio (Tl).

Grupo 14: Família do Carbono

O grupo 14 é composto pela família do carbono, que apresenta quatro elétrons na camada de valência. Eles incluem o carbono (C), o silício (Si), o germânio (Ge), o estanho (Sn) e o chumbo (Pb). O carbono é um elemento não metálico e é a base da química orgânica, enquanto os outros elementos são metais ou semimetais.

Grupo 15: Família do Nitrogênio

O grupo 15 é composto pela família do nitrogênio, que apresenta cinco elétrons na camada de valência. Eles incluem o nitrogênio (N), o fósforo (P), o arsênio (As), o antimônio (Sb) e o bismuto (Bi). O nitrogênio é um elemento gasoso e é fundamental para a vida na Terra, enquanto os outros elementos são metais ou semimetais.

Grupo 16: Família do Oxigênio

O grupo 16 é composto pela família do oxigênio, que apresenta seis elétrons na camada de valência. Eles incluem o oxigênio (O), o enxofre (S), o selênio (Se), o telúrio (Te) e o polônio (Po). O oxigênio é um elemento gasoso e é fundamental para a vida na Terra, enquanto os outros elementos são metais ou semimetais.

Grupo 17: Halogênios

O grupo 17 é composto pelos halogênios, que são altamente reativos e apresentam sete elétrons na camada de valência. Eles incluem o flúor (F), o cloro (Cl), o bromo (Br), o iodo (I) e o astato (At). Os halogênios são elementos não metálicos e formam compostos iônicos com metais alcalinos e alcalino-terrosos.

Grupo 18: Gases Nobres

O grupo 18 é composto pelos gases nobres, que são elementos altamente estáveis e não reativos. Eles apresentam oito elétrons na camada de valência, exceto o hélio (He), que apresenta apenas dois elétrons. Os gases nobres incluem o hélio (He), o néon (Ne), o argônio (Ar), o criptônio (Kr), o xenônio (Xe) e o radônio (Rn).

Períodos na tabela periódica

Existem sete períodos na tabela periódica. Cada período representa um nível de energia do átomo, ou seja, o número de camadas de elétrons do átomo.

Período 1

O período 1 contém apenas dois elementos, o hidrogênio (H) e o hélio (He). O hidrogênio é um elemento não metálico e o elemento mais abundante no universo, enquanto o hélio é um gás nobre e é usado em balões e em aplicações de resfriamento.

Período 2

O período 2 contém o lítio (Li), o berílio (Be), o boro (B), o carbono (C), o nitrogênio (N), o oxigênio (O), o flúor (F) e o neon (Ne).

Período 3

O período 3 contém o sódio (Na), o magnésio (Mg), o alumínio (Al), o silício (Si), o fósforo (P), o enxofre (S), o cloro (Cl) e o argônio (Ar).

Período 4

O período 4 contém o potássio (K), o cálcio (Ca), o escândio (Sc), o titânio (Ti), o vanádio (V), o crômio (Cr), o manganês (Mn), o ferro (Fe), o cobalto (Co), o níquel (Ni), o cobre (Cu), o zinco (Zn), o gálio (

Related video of mapa mental sobre tabela periódica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait