Mapa Mental Sobre Pré-Modernismo

Reza June 21, 2022
MAPA MENTAL SOBRE PRÉMODERNISMO STUDY MAPS

O Pré-Modernismo foi um movimento literário que ocorreu no Brasil entre as décadas de 1910 e 1920. Ele pode ser considerado uma transição entre o Modernismo e o Simbolismo, e é caracterizado pela busca de uma identidade nacional, tanto na literatura quanto na arte e na cultura em geral.

Contexto Histórico

O Pré-Modernismo ocorreu em um período de grandes transformações no Brasil. Durante as primeiras décadas do século XX, o país passou por mudanças políticas, econômicas e sociais significativas. Algumas dessas mudanças incluem:

  • A Proclamação da República (1889)
  • A Abolição da Escravatura (1888)
  • O início da industrialização e urbanização do país
  • A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Essas mudanças tiveram um impacto significativo na literatura brasileira. Os escritores do Pré-Modernismo buscavam refletir a realidade do país em sua obra, e muitos deles foram influenciados pelo movimento modernista europeu que ocorria na época.

Características do Pré-Modernismo

O Pré-Modernismo pode ser definido por algumas características distintas:

  • Busca por uma identidade nacional
  • Realismo e objetividade
  • Crítica social e política
  • Influência do modernismo europeu
  • Uso de linguagem coloquial e regionalismos

Essas características podem ser encontradas em diversas obras do período, incluindo romances, contos, poesias e crônicas.

Principais Autores e Obras

Alguns dos autores mais importantes do Pré-Modernismo são:

For more information, please click the button below.
  • Lima Barreto – “Triste Fim de Policarpo Quaresma” (1915)
  • Graça Aranha – “Canaã” (1902)
  • Monteiro Lobato – “Urupês” (1918)
  • Euclides da Cunha – “Os Sertões” (1902)
  • Mário de Andrade – “Há uma Gota de Sangue em Cada Poema” (1917)

Essas obras refletem as características do Pré-Modernismo e abordam temas como a busca por uma identidade nacional, a crítica social e política, e a realidade do país na época.

Conclusão

O Pré-Modernismo foi um movimento literário importante na história do Brasil. Ele refletiu as mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorriam no país na época e buscou refletir a realidade brasileira em sua obra. Suas características distintas e autores importantes contribuíram para a formação da literatura brasileira e influenciaram movimentos literários posteriores.

FAQs

1. Qual é a diferença entre o Pré-Modernismo e o Modernismo?

O Pré-Modernismo foi um movimento literário que ocorreu antes do Modernismo no Brasil. Ele pode ser considerado uma transição entre o Simbolismo e o Modernismo e é caracterizado pela busca de uma identidade nacional e crítica social e política. Já o Modernismo é um movimento mais radical que ocorreu na década de 1920 e propôs uma ruptura completa com as tradições literárias anteriores.

2. Quais são as principais características do Pré-Modernismo?

Algumas das principais características do Pré-Modernismo são a busca por uma identidade nacional, realismo e objetividade, crítica social e política, influência do modernismo europeu e uso de linguagem coloquial e regionalismos.

3. Quais são as principais obras do Pré-Modernismo?

Algumas das principais obras do Pré-Modernismo são “Triste Fim de Policarpo Quaresma” (Lima Barreto), “Canaã” (Graça Aranha), “Urupês” (Monteiro Lobato), “Os Sertões” (Euclides da Cunha) e “Há uma Gota de Sangue em Cada Poema” (Mário de Andrade).

Related video of mapa mental sobre pré modernismo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait