Mapa Mental Sobre O Primeiro Reinado

Reza December 26, 2021
Pin em MAPAS MENTAIS QUE VÃO MUDAR SUA VIDA

Introdução

O Primeiro Reinado foi um período da história do Brasil que durou de 1822 a 1831. Foi marcado pela independência do país e pela instauração de um regime monárquico, com a coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil. Neste mapa mental, serão abordados os principais eventos e personagens deste período.

Independência do Brasil

Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I proclamou a independência do Brasil em relação a Portugal. Esse evento foi motivado por uma série de fatores, como a insatisfação dos brasileiros com a política econômica portuguesa e a pressão das elites locais pela emancipação política do país.

A independência do Brasil foi reconhecida por Portugal em 1825, após a assinatura do Tratado do Rio de Janeiro, que estabeleceu as bases das relações diplomáticas entre os dois países.

Constituição de 1824

A Constituição de 1824 foi a primeira Constituição do Brasil independente e estabeleceu as bases do regime monárquico que vigorou durante todo o Primeiro Reinado. Ela foi elaborada por uma Assembleia Constituinte convocada por D. Pedro I e estabeleceu o Poder Moderador, que dava ao Imperador o poder de intervir nos outros poderes sempre que julgasse necessário.

Guerra da Cisplatina

A Guerra da Cisplatina foi um conflito que ocorreu entre o Brasil e a Argentina pela posse da Província Cisplatina, que atualmente é o Uruguai. O conflito teve início em 1825 e terminou em 1828, com a assinatura do Tratado do Rio de Janeiro, que reconheceu a independência do Uruguai e estabeleceu sua neutralidade.

Abdicação de D. Pedro I

Em 1831, D. Pedro I abdicou ao trono em favor de seu filho, D. Pedro II, que na época tinha apenas cinco anos de idade. A abdicação foi motivada por uma série de fatores, como a crise econômica e política do país, a insatisfação das elites com o governo imperial e a pressão popular por mudanças políticas.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O Primeiro Reinado foi um período de intensas transformações políticas e sociais no Brasil. A independência do país, a elaboração da Constituição de 1824, a Guerra da Cisplatina e a abdicação de D. Pedro I foram eventos que marcaram profundamente essa época. O mapa mental apresentado aqui é uma forma de visualizar e organizar as informações sobre esse período da história brasileira.

FAQs

1. Quais foram as principais causas da independência do Brasil?

A independência do Brasil foi motivada por uma série de fatores, como a insatisfação dos brasileiros com a política econômica portuguesa, a pressão das elites locais pela emancipação política do país e a crise do sistema colonial.

2. O que foi o Poder Moderador?

O Poder Moderador era uma inovação da Constituição de 1824 que dava ao Imperador o poder de intervir nos outros poderes sempre que julgasse necessário. Ele era visto como uma forma de garantir a estabilidade política do país e a autoridade do monarca.

3. Por que D. Pedro I abdicou ao trono?

A abdicação de D. Pedro I foi motivada por uma série de fatores, como a crise econômica e política do país, a insatisfação das elites com o governo imperial e a pressão popular por mudanças políticas. Além disso, D. Pedro I estava envolvido em diversos escândalos políticos e tinha uma personalidade autoritária que o tornava impopular entre as diferentes camadas da sociedade.

Related video of mapa mental sobre o primeiro reinado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait