Mapa Mental Sobre A Fotossíntese

Reza June 25, 2022
Fotossíntese [resumos e mapas mentais] Infinittus

A fotossíntese é um processo químico pelo qual os seres vivos transformam a energia luminosa em energia química, armazenada na forma de moléculas orgânicas. Esse processo é realizado pelas plantas, algas e algumas bactérias.

Etapas da Fotossíntese

  • Captação de luz e pigmentos fotossintetizantes
  • Produção de ATP e NADPH
  • Fixação de CO2 e produção de açúcares

Captação de luz e pigmentos fotossintetizantes

Na primeira etapa da fotossíntese, as células vegetais captam a energia luminosa através dos pigmentos fotossintetizantes, localizados nos cloroplastos. Esses pigmentos são responsáveis pela cor verde das plantas e são chamados de clorofilas.

Produção de ATP e NADPH

Na segunda etapa, a energia luminosa é convertida em energia química, na forma de ATP e NADPH. Essas moléculas são fundamentais para a produção de açúcares na próxima etapa.

Fixação de CO2 e produção de açúcares

Na terceira etapa, o CO2 é fixado pelas plantas e transformado em açúcares, como a glicose. Esse processo é fundamental para a sobrevivência das plantas e também é responsável pela produção de oxigênio, que é liberado para a atmosfera.

Fatores que afetam a fotossíntese

  • Intensidade e qualidade da luz
  • Concentração de CO2
  • Temperatura
  • Disponibilidade de água

Intensidade e qualidade da luz

A intensidade e a qualidade da luz afetam diretamente a fotossíntese. Uma maior intensidade de luz pode aumentar a taxa de fotossíntese, mas apenas até um certo ponto, após o qual a taxa se estabiliza. Além disso, a qualidade da luz também é importante, pois diferentes pigmentos fotossintetizantes absorvem diferentes comprimentos de onda da luz.

Concentração de CO2

A concentração de CO2 na atmosfera também afeta a fotossíntese. Uma maior concentração de CO2 pode aumentar a taxa de fotossíntese, mas apenas até um certo ponto, após o qual a taxa se estabiliza.

For more information, please click the button below.

Temperatura

A temperatura afeta a fotossíntese de duas maneiras principais. Em temperaturas baixas, a taxa de fotossíntese é reduzida, pois as reações químicas ocorrem mais lentamente. Por outro lado, em temperaturas muito altas, as enzimas envolvidas na fotossíntese podem ser desnaturadas, o que também reduz a taxa de fotossíntese.

Disponibilidade de água

A disponibilidade de água é fundamental para a fotossíntese, pois a água é um dos reagentes necessários para o processo. Uma falta de água pode levar à redução da taxa de fotossíntese, pois a planta pode fechar seus estômatos para evitar a perda de água, o que reduz a entrada de CO2.

Conclusão

A fotossíntese é um processo fundamental para a sobrevivência das plantas e também é responsável pela produção de oxigênio na atmosfera. O conhecimento sobre as etapas da fotossíntese e os fatores que afetam o processo é fundamental para entender como as plantas respondem ao ambiente e como podemos maximizar a produção de alimentos e energia renovável.

FAQs

1. Quantas etapas tem a fotossíntese?

A fotossíntese tem três etapas: captação de luz e pigmentos fotossintetizantes, produção de ATP e NADPH, e fixação de CO2 e produção de açúcares.

2. O que é necessário para a realização da fotossíntese?

Para a realização da fotossíntese, é necessário luz, água e CO2.

3. Como a disponibilidade de água afeta a fotossíntese?

A disponibilidade de água é fundamental para a fotossíntese, pois a água é um dos reagentes necessários para o processo. Uma falta de água pode levar à redução da taxa de fotossíntese, pois a planta pode fechar seus estômatos para evitar a perda de água, o que reduz a entrada de CO2.

Related video of mapa mental sobre a fotossíntese

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait