Mapa Mental Do Romantismo No Brasil

Reza June 24, 2021
Mapa Mental Romantismo no Brasil em 2022 Romantismo resumo, Joaquim

O Romantismo foi um movimento artístico e cultural que teve seu auge no Brasil entre 1820 e 1850. Esse período foi marcado por uma forte valorização dos sentimentos, do individualismo e da natureza, além de uma busca pela identidade nacional. Nesse contexto, surgiram grandes escritores, poetas e artistas que contribuíram para a consolidação da literatura e da arte brasileira.

Características do Romantismo no Brasil

As principais características do Romantismo no Brasil são:

  • Subjetivismo: valorização dos sentimentos e emoções pessoais;
  • Nacionalismo: busca pela identidade e valorização da cultura brasileira;
  • Natureza: exaltação da natureza e seus elementos;
  • Individualismo: valorização do indivíduo e sua liberdade;
  • Religião: presença da religiosidade na arte;
  • Amor: tema recorrente nas obras, geralmente marcado pelo sofrimento e pela idealização;
  • Exotismo: interesse pelo diferente e pelo exótico.

Principais escritores do Romantismo no Brasil

Alguns dos principais escritores do Romantismo no Brasil foram:

  • Gonçalves de Magalhães: autor de “Suspiros Poéticos e Saudades”, considerado o primeiro livro de poesia romântica brasileira;
  • Álvares de Azevedo: autor de “Noite na Taverna” e “Lira dos Vinte Anos”, obras que retratam a boemia e a melancolia do jovem romântico;
  • Casimiro de Abreu: autor de “As Primaveras”, obra que retrata a exaltação da natureza e o amor romântico;
  • Castro Alves: autor de “Espumas Flutuantes” e “Os Escravos”, obras que denunciam a escravidão e a questão social no Brasil;
  • Machado de Assis: embora tenha iniciado sua carreira literária no final do período romântico, Machado de Assis é considerado um dos principais escritores brasileiros de todos os tempos. Suas obras, como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, apresentam características tanto do Romantismo quanto do Realismo.

Arte no Romantismo brasileiro

A arte no período do Romantismo no Brasil também foi marcada pela valorização da natureza e da identidade nacional. Na pintura, destacaram-se nomes como:

  • Victor Meirelles: autor de obras como “A Primeira Missa no Brasil” e “A Batalha dos Guararapes”;
  • Jean-Baptiste Debret: artista francês que viveu no Brasil e retratou cenas do cotidiano brasileiro, como a escravidão e a vida nas ruas das cidades;
  • Johann Moritz Rugendas: artista alemão que também retratou a vida no Brasil, incluindo paisagens, cenas urbanas e rurais, além de tipos populares.

Conclusão

O Romantismo foi um período importante para a cultura brasileira, já que consolidou a literatura e a arte no país e contribuiu para a formação da identidade nacional. Suas características, como o individualismo, o nacionalismo e a exaltação da natureza, continuam presentes na cultura brasileira até hoje.

FAQs

1) O que é Romantismo?

Romantismo é um movimento artístico e cultural que teve seu auge na Europa e nas Américas entre os séculos XVIII e XIX. Ele se caracteriza pela valorização dos sentimentos, do individualismo e da natureza, além de uma busca pela identidade nacional.

For more information, please click the button below.

2) Quais são as principais características do Romantismo no Brasil?

As principais características do Romantismo no Brasil são o subjetivismo, o nacionalismo, a valorização da natureza, o individualismo, a presença da religiosidade na arte, o amor como tema recorrente e o exotismo.

3) Quais são os principais escritores do Romantismo no Brasil?

Alguns dos principais escritores do Romantismo no Brasil foram Gonçalves de Magalhães, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves e Machado de Assis.

Related video of mapa mental romantismo no brasil

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait