Mapa Mental Da Guerra Do Contestado

Reza April 9, 2022
Pin em Produtos para a pele

A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu entre 1912 e 1916, envolvendo os Estados de Santa Catarina e Paraná. O conflito foi iniciado devido à disputa de terras entre os caboclos da região e os grandes proprietários de terra, representados pela empresa de colonização Southern Brazil Lumber and Colonization Company. O mapa mental da Guerra do Contestado é uma ferramenta visual que ajuda a compreender melhor as causas, os eventos e as consequências desse conflito.

Causas da Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado foi causada, em grande parte, pela disputa de terras entre os caboclos da região e a empresa Southern Brazil Lumber and Colonization Company. Essa empresa havia recebido do governo federal uma concessão de terras públicas para a exploração de madeira e a colonização da região. No entanto, muitos caboclos já viviam na região há muitos anos, ocupando as terras de forma tradicional e sem nenhum tipo de título de propriedade.

A empresa Southern Brazil Lumber and Colonization Company, por sua vez, começou a expulsar os caboclos das terras que ocupavam, alegando que eram terras de sua propriedade. Essa situação gerou muitos conflitos e tensões na região, culminando no início da Guerra do Contestado.

Eventos da Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado se desenrolou ao longo de quatro anos, entre 1912 e 1916. Durante esse período, ocorreram muitos eventos marcantes, como:

  • A liderança de figuras carismáticas, como o monge João Maria e o líder caboclo José Maria;
  • A fundação de uma comunidade religiosa pelos caboclos, que ficou conhecida como “mongolismo”;
  • A resistência armada dos caboclos contra as forças militares do governo;
  • A ocupação de várias cidades da região pelos caboclos;
  • A intervenção do Exército Brasileiro no conflito, com a utilização de armas de fogo e até mesmo de bombardeios aéreos;
  • A prisão e execução de vários líderes caboclos;
  • O fim do conflito com a rendição dos caboclos e a pacificação da região.

Consequências da Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado teve muitas consequências para a região e para o país como um todo. Algumas das principais consequências foram:

  • A morte de milhares de pessoas, entre caboclos, soldados e civis;
  • A destruição de muitas cidades e vilas da região;
  • O deslocamento de muitos caboclos que foram expulsos de suas terras e tiveram que migrar para outras regiões;
  • A criação de uma lenda em torno da figura do monge João Maria, que se tornou um símbolo da resistência dos caboclos;
  • A consolidação do poder das elites agrárias na região, que conseguiram manter o controle da terra e dos recursos naturais;
  • A incorporação da região do Contestado ao Estado de Santa Catarina;
  • A criação de uma comissão de inquérito para investigar as causas e as responsabilidades pelo conflito.

Conclusão

O mapa mental da Guerra do Contestado é uma ferramenta útil para compreender as causas, os eventos e as consequências desse conflito. A disputa de terras entre os caboclos da região e a empresa Southern Brazil Lumber and Colonization Company foi o principal fator que desencadeou a guerra, que teve uma duração de quatro anos e causou a morte de milhares de pessoas. A resistência armada dos caboclos, liderados por figuras como o monge João Maria e o líder caboclo José Maria, foi marcada por muitos eventos marcantes, como a fundação da comunidade religiosa dos monges e a ocupação de várias cidades da região. As consequências da Guerra do Contestado foram muitas e duradouras, afetando a vida dos caboclos, das elites agrárias e de toda a região.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual foi a principal causa da Guerra do Contestado?

A principal causa da Guerra do Contestado foi a disputa de terras entre os caboclos da região e a empresa Southern Brazil Lumber and Colonization Company, que havia recebido do governo federal uma concessão de terras públicas para a exploração de madeira e a colonização da região. Essa empresa começou a expulsar os caboclos das terras que ocupavam, alegando que eram terras de sua propriedade, o que gerou muitos conflitos e tensões na região.

2. Quanto tempo durou a Guerra do Contestado?

A Guerra do Contestado durou cerca de quatro anos, entre 1912 e 1916.

3. Quais foram as principais consequências da Guerra do Contestado?

As principais consequências da Guerra do Contestado foram a morte de milhares de pessoas, a destruição de muitas cidades e vilas da região, o deslocamento de muitos caboclos que foram expulsos de suas terras e tiveram que migrar para outras regiões, a consolidação do poder das elites agrárias na região, a incorporação da região do Contestado ao Estado de Santa Catarina e a criação de uma comissão de inquérito para investigar as causas e as responsabilidades pelo conflito.

Related video of mapa mental guerra do contestado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait