Mapa Mental Formação Do Território Brasileiro

Reza December 31, 2022
Formação Territorial do Brasil ENEM O maior site de

O território brasileiro é resultado de um longo processo histórico que envolveu diversas etapas e eventos, desde a formação geológica do continente até a atualidade. Para compreender esse processo e suas implicações, é possível utilizar um mapa mental, que organiza as informações de forma visual e esquemática.

Formação geológica

Antes da chegada dos seres humanos à região que hoje conhecemos como Brasil, o território passou por uma série de transformações geológicas que moldaram sua paisagem. Há cerca de 2 bilhões de anos, por exemplo, houve a formação do Cráton Amazônico, uma grande massa rochosa que se estende por boa parte do norte do país. Já há cerca de 600 milhões de anos, ocorreu a separação do continente sul-americano do africano, o que influenciou na formação da Cordilheira dos Andes e da Bacia Amazônica.

Período pré-colonial

Os primeiros habitantes do território brasileiro foram as populações indígenas, que se espalharam por diversas regiões e desenvolveram culturas e modos de vida adaptados aos seus ambientes naturais. Alguns dos principais grupos eram os tupis, os guaranis, os jês e os aruaques.

Colonização portuguesa

A colonização portuguesa do Brasil teve início em 1500, com a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao litoral baiano. Ao longo dos séculos XVI e XVII, os portugueses estabeleceram diversas capitanias hereditárias, que eram territórios concedidos a particulares para que explorassem as riquezas locais. No entanto, a falta de organização e a ameaça de invasões estrangeiras levaram a Coroa portuguesa a assumir o controle da colônia a partir de 1549, com a criação do Governo-Geral e a fundação da cidade de Salvador.

Ciclo do ouro e da mineração

No século XVIII, a descoberta de ouro e outros minérios nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso impulsionaram a economia brasileira e atraíram uma grande quantidade de pessoas para as áreas de exploração. Esse período ficou conhecido como ciclo do ouro e da mineração, e contribuiu para o fortalecimento da Coroa portuguesa e para a consolidação de uma elite econômica no Brasil.

Período colonial tardio

No final do século XVIII e início do XIX, o Brasil passou por uma série de mudanças políticas e sociais que culminaram na independência do país em 1822. Durante esse período, ocorreram diversos movimentos sociais e políticos, como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolta dos Alfaiates.

For more information, please click the button below.

Império brasileiro

Após a independência, o Brasil passou a ser governado por uma monarquia constitucional, liderada por Dom Pedro I e, posteriormente, por seu filho, Dom Pedro II. Durante o período imperial, o país passou por diversas transformações, como a abolição da escravatura em 1888 e a Proclamação da República em 1889.

República brasileira

Desde a Proclamação da República, o Brasil passou por uma série de mudanças políticas, sociais e econômicas que moldaram sua atual configuração. Alguns dos principais momentos desse processo foram o período dos governos populistas de Getúlio Vargas, a ditadura militar de 1964 a 1985 e a redemocratização a partir de 1985.

O mapa mental da formação do território brasileiro permite compreender de forma resumida e esquemática os principais eventos e processos que moldaram a atual configuração do país. Desde a formação geológica até a atualidade, o Brasil passou por uma série de transformações que influenciaram sua história e sua cultura. Compreender esse processo é fundamental para entender a identidade e a diversidade do país.

1. Quais foram as principais transformações geológicas que moldaram o território brasileiro?

Houve a formação do Cráton Amazônico, uma grande massa rochosa que se estende por boa parte do norte do país, e a separação do continente sul-americano do africano, o que influenciou na formação da Cordilheira dos Andes e da Bacia Amazônica.

2. Qual foi o período de maior desenvolvimento econômico do Brasil na época colonial?

O período de maior desenvolvimento econômico foi o ciclo do ouro e da mineração, no século XVIII, quando foram descobertos ouro e outros minérios nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

3. Quais foram os principais momentos da história política do Brasil desde a Proclamação da República?

Alguns dos principais momentos foram o período dos governos populistas de Getúlio Vargas, a ditadura militar de 1964 a 1985 e a redemocratização a partir de 1985.

Related video of mapa mental formação do territorio brasileiro

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait